Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
4884

Em defesa dos Artistas Goianos

Atualizado em 24/03/15 18:28.

 

 

Morgana Kelly


(Foto: Morgana Kelly)

Criada em quatro de julho de 2009, Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV) é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem um Estatuto e normas internas voltadas aos profissionais ligados à pintura, ao desenho, escultura, vídeo Arte, happenings, performances, fotografias e outras formas artísticas segundo o blog da AGAV.

O Estado de Goiás conta com a colaboração deste órgão técnico consultivo no estudo das soluções de problemas relacionados com essa classe profissional. “A associação conta com mais de 50 artistas entre fotógrafos, pintores, escultores, desenhistas e outros” ressalta Vânia Ferro, vice presidente da AGAV.

A Associação tem por finalidade principal a defesa e a representação legal  dos profissionais  das artes visuais ou plásticas e constitui ainda como finalidade a representação destes profissionais perante autoridades administrativas e judiciais e ou interesses individuais dos associados.

Segundo o artigo científico “Levantamento e descrição dos escritos sobre as artes plásticas, moderna e contemporânea, em Goiás (1980-2007), Bárbara Lopes Moraes explica que “As instituições que promovem exposições tendem a concentrar o papel da crítica para os curadores realizando um trabalho específico de reflexão sobre as artes.”

Para o público a AGAV contribui por meio de convênios com entidades públicas e privadas em instituições e ensino ou entidades  semelhantes com o objetivo de promover ações didáticas referentes às artes visuais e plásticas entre outras.

Para Nonatto Coelho atual presidente da AGAV, estar frente a essa empreitada é um desafio novo, algo que lhe faz lidar com políticas culturais que é relacionado com o que mais lhe da prazer em sua vida que é a Arte plástica e visual.

Novidades

Existe a criação de categoria para o amigo da AGAV, que se trata daquela pessoa que às vezes não sendo artista, mas gosta de arte, queira apoiar a associação, ela pagará a anuidade que é um preço comum a todos (artistas ou não) é um preço bem simbólico e sua duração é por tempo indeterminado.

 “E assim vamos caminhando na esperança de uma tonificação sistemática a cada dia desta instituição que apenas começa a dar seus primeiros passos rumo ao futuro da arte Goiana. O que desejo é a união, o respeito e o crescimento do setor cultural e artístico deste fértil ambiente cultural Goiano” ressalta o presidente.

 (Fonte: FIC)

 

 

Listar Todas Voltar