Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
4884

Os benefícios de se cochilar

Atualizado em 24/03/15 09:27.

 

Estudo revela que dormir durante o dia pode reverter os efeitos de uma noite mal dormida

Por Ana Carolina Jobim

24/03/2015

Cochilo

Foto: prikolphoto.ru

Um estudo divulgado em fevereiro pelo jornal da Sociedade Americana de Endocrinologia (The Endocrine Society) revelou que repousar diurnamente ao menos 30 minutos pode reverter os sintomas de uma noite mal dormida. Os testes foram realizados em 11 homens entre 25 e 32 anos, submetidos a diferentes tipos de sessões de sono.

Durante um dos testes da pesquisa, os participantes foram limitados à duas horas noturnas de sono e puderam cochilar durante o dia por 30 minutos. Após o descanso, eles cederam amostras de saliva e urina as quais apontaram uma estabilidade nos níveis de norepinefrina, hormônio liberado pelo organismo em reação ao estresse, e de interleucina-6, proteína ligada ao sistema imunológico. Ambos os níveis, medidos anteriormente, haviam sido afetados após a noite mal dormida.

Conforme apontado pelos exames, alguns sintomas do sono insuficiente foram revertidos depois do repouso. Os resultados ligados a norepinefrina e a interleucina-6 indicaram uma melhora no sistema imunológico e na diminuição do estresse. Esses resultados se juntam a índices de pesquisas anteriores que apontaram melhoras na recuperação física e mental do corpo após a sesta.

 

Realidade brasileira

No Brasil, costume de dormir depois do almoço tem sido passado por gerações. O hábito é tão influente na cultura que nos últimos anos o setor de negócios tem se voltado a ele por meio de empresas e comércios que contam com espaços para a soneca ou se especializaram neste setor.

Um dos exemplos é a Cochilo, empresa localizada em São Paulo e especializada em fornecer aos clientes cabines para o sono diurno. Lá, o cliente pode escolher a duração do descanso, além da luz e da música do ambiente. Já outros lugares fornecem aos trabalhadores espaços nas próprias empresas onde é permitido, e por vezes indicado ao trabalhador, descansar no intervalo do expediente.

Seja onde for, está comprovado que descansar depois do almoço só traz melhoras a nossa saúde. Os pesquisadores recomendam porém que não seja um sono exagerado, porque dormir demais pode afetar o sono noturno. Afinal, a recomendação é apenas um descanso de poucos minutos. 

Fonte: FIC

Listar Todas Voltar