Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
4884

O mundo dos jogos a um clique

Atualizado em 24/03/15 09:36.

Conheça a plataforma Steam, cuja proposta é oferecer os jogos de consoles em versão de PC, além de várias outras ferramentas.

Por Ana Maria Antunes

o mundo dos jogos a um clique

(Imagem: Reprodução)

 

Sabe aqueles jogos de lançamento vendidos ao preço dos olhos para consoles de videogames recentes? Já imaginou ter acesso a todo esse universo a partir do seu computador e por um preço bem mais suave? Essa é a proposta da Steam, uma plataforma de compra e venda de mais de 3500 títulos de todos os gêneros, que conta com funções de compartilhamento de biblioteca com seus amigos e fóruns de discussão. O download da Steam é gratuito e a partir dele o usuário tem contato com o mercado e comunidade de games.


Criada pela empresa Valve, responsável por jogos como Counter Strike e Half-Life, a Steam surgiu em 2002 como uma ferramenta para atualização e correção de jogos. O formato conhecido até hoje só foi lançado dois anos depois, na época em que a Valve iniciou negociações com diversas produtoras de jogos para disponibilizarem seus produtos na plataforma para venda. Desde então, isso possibilitou que gamers usassem o computador para jogar títulos famosos que antes só eram disponibilizados para consoles.


Steam versus consoles


Segundo o estudante de design e produtor de conteúdo do Gamer Hall da UOL, Gustavo Henrique Evangelista Silva, a grande vantagem da Steam são os preços baixos e a frequência das promoções. Apesar disso o jovem não abre mão dos consoles em casa, e não pensou duas vezes antes de comprar um XBOX One e um Playstation 4 “Apesar do preço da máquina e da versão física dos jogos, ainda compensa muito ter um console pela praticidade e jogos exclusivos. A Microsoft não vai vender a franquia Halo na Steam, do mesmo jeito que a Sony não vai anunciar God of War lá, e são as principais vendas de cada empresa.”


Outra usuária da plataforma, a professora de inglês Iara Jane Silva Aquino cita outras funções que considera atrativas: “É muito bom poder assistir uma prévia do jogo antes de comprá-lo em casa, além disso posso mandar presentes para os meus amigos e todas as minhas conquistas dentro de algum game ficam registradas no meu perfil.” E quanto a possível substituição do console pelo computador, ela afima sem sombra de dúvida “Hoje em dia um PC pode muito bem substituir um console, meu namorado ainda mantém alguns consoles, e eu passo muito bem com meu computador e steam.”


Espaço para os pequenos


Uma área explorada dentro da plataforma é a divulgação de jogos independentes e promoção desse mercado. Iara Jane aprova “Os jogos indies na Steam são a melhor forma de exposição do trabalho de quem está começando. E também são ótimos para quem gosta de jogar, mas já está cansado dos clichés das grandes produtoras de jogos.”

 

Fonte: FIC

Listar Todas Voltar