Weby shortcut
4884

Educação alimentar: é preciso impor limites

Atualizado em 02/06/15 11:43.

Passar hábitos alimentares saudáveis para as crianças é tarefa necessária

prato

Foto: Reprodução

Por Mariana Faria

 

A hora da refeição é um momento importante não só para as relações familiares, como também para a saúde. Porém, nem sempre a criança coloca no prato o que é melhor para a saúde dela, e isso pode resultar em diversos problemas, como a obesidade infantil. A boa notícia é que os pais são as melhores pessoas para ensinar hábitos saudáveis para a criança à mesa, e evitar esse tipo de problema.

Infelizmente, não são todos os pais que fazem isso, seja por falta de tempo ou de conhecimento. No fim, algumas crianças acabam comendo o que querem e passam a não aceitar mais o que é saudável, fazendo birra ou mesmo se recusando a provar o que é novo.

É muito importante que os pais fiquem firmes com a criança e sempre exponham a ela os motivos pelos quais ela deve comer o que eles estão indicando. "Os pais não devem ameaçar as crianças, forçar a comer, e sim explicar que este momento é da comida, oferece-lo à criança e, caso ela não aceite, deixar sua comida guardada, quando a criança estiver com fome, dar novamente", ensina a psicóloga Ana Rosa Gliber.

Gliber explica que não adianta nada ofertar alimentos saudáveis, sem que eles pareçam apetitosos. “É claro que se a criança tem como lanches favoritos salgadinhos e frituras, você deve substitui-los por outros itens. Porém, dá para colocar os itens mais saudáveis com uma apresentação mais agradável para a criança”, diz. É preciso, portanto, ensinar a necessidade de saúde na refeição.

Adriana de Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia, ratifica a importância de introduzir alimentos novos. "Não precisa de muito esforço, é só fazer o prato, oferecer naturalmente e todo mundo comer junto", considera. Mexer com o lúdico no prato da criança também ajuda a educar, pois brincar com as cores e montar pratos mais agradáveis ao olhar estimulam os pequenos a comer.

 

Listar Todas Voltar