Weby shortcut
4884

A importância da família em casos de anorexia nervosa

Atualizado em 02/06/15 09:59.

Terapia como facilitadora na reabilitação de pacientes com o transtorno alimentar

Por Anna Carolina Mendes

Anorexia nervosa

Créditos: http://beautytraces.blogspot.com.br/

Os sintomas da anorexia nervosa são físicos e comportamentais. O indivíduo anoréxico tende a ser mais retraído socialmente,a família torna-se sua porta-voz em diversas situações em que ele deveria falar por si mesmo; ele não admite que está deixando de se alimentar, criando diversas desculpas para recusar as refeições,a principal delas dizer que está com sono e trancar-se em seu quarto. A magreza excessiva e o uso de roupas muito largas para seu corpo são alguns dos elementos que podem ser percebidos com mais facilidade pelas pessoas próximas ao enfermo.

De acordo com Cristina Fernandes de Sousa, psiquiatra no CAPS Beija-flor do Jardim Presidente, o fato de a doença ter seu início quase sempre na adolescência se deve à maturação sexual, em que meninas adquirem seios e meninos,pelos. “Um dos elementos da anorexia nervosa é a obtenção de características pueris, ou seja, infantis. Seria uma forma de negação do adolescente enfermo dos caracteres sexuais, uma maneira inconsciente de regressão a um corpo infantilizado” alega. Tal regressão acaba ocorrendo, pois há a perda de pelo,o emagrecimento que gera a perda de contornos corporais e a inexistência da menstruação em meninas.

A anorexia nervosa também existe no sexo masculino, porém é pouco comentada,tanto na sociedade como nos círculos médicos, até pelo fato de a incidência no sexo feminino ser muito maior. Para a psicóloga Rosane do Carmo Ferro, do CAPS Beija-Flor do Jardim Presidente, tal diferença decorre da própria cultura ocidental que cultua a magreza e a coloca como padrão corporal feminino. Apesar de apenas ter tido experiência no consultório com a anorexia em mulheres, a psicóloga revela que a incidência em homens ocorre mais de cinquenta por cento entre os homossexuais, em relação aos homens heterossexuais.

Reabilitação

A reabilitação do indivíduo anoréxico é demorada e multidisciplinar. Muitas vezes,o paciente precisa de uma internação clínica antes do tratamento psicológico, nos casos de desnutrição,imunodepressão, com risco de vida iminente.Após este momento, o paciente passa para o tratamento com medicamentos, psicoterapia, nutricionistas, clínicos gerais e, claro, a adesão familiar.

 A psiquiatra Cristina Fernandes acredita que é de grande importância que os profissionais trabalharem com metas viáveis, “que o próprio paciente possa considerar possíveis dentro de seu mundo; se o profissional disser para um anoréxico que ele precisa ganhar uma grande quantidade de peso, ele achará a meta impossível e, mesmo que queira fazer o tratamento, preferirá interrompê-lo”.

Apesar de reconhecer a importância da terapia individual, a psicóloga Rosane do Carmo acredita que esta pode não ter tanto êxito quanto a familiar. Quando um indivíduo tem anorexia nervosa, “a família é um sistema que está adoecido, e ela tem que procurar seus próprios recursos para se recuperar, mas ela não consegue sozinha; o processo é deles, dentro de casa e não no consultório”.

 

 

Listar Todas Voltar