Weby shortcut
4884

Encontro de representantes dos CEU’s da região centro-oeste é realizado na cidade de Anápolis.

Atualizado em 02/06/15 10:33.


O Centro de artes e esportes unificados do jardim alvorada vem sendo referência no Brasil desde 2014.

Por: Willian Rommel 

26/05/15 

CEU

Foto: Reprodução

 

Na semana passada a cidade de Anápolis foi escolhida para sediar mais um encontro dos representantes dos CEU’s (Centro de Artes e Esportes Unificados) da região Centro-Oeste. O evento ocorreu no setor Jardim Alvorada, local de grande prestígio da cidade uma vez que é o setor mais desenvolvido do município.


Estavam presentes na reunião grandes personalidades tanto do estado como do país. O evento contou com a presença do prefeito João Campos, do diretor de Programas Especiais de Infraestrutura do Ministério da Cultura, Germana Ladeira, além é claro dos secretários municipais e representantes do Ministério de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego, Justiça e Esporte.


A reunião foi uma proposta do Ministério da Cultura e da Cidadania, que teve o objetivo de viabilizar e socializar toda a troca de experiência das cidades que possuem tais centros educacionais. Segundo o diretor do Ministério da Cultura, Germano Andrade Ladeira, o evento foi de suma importância, pois alavancou todas as possibilidades de trocas de conhecimento entre os municípios.


Para Germano “os gestores e representantes da sociedade civil que estão ligados diretamente aos CEU’s tiveram a oportunidade de dialogar e trocar experiências. Abordamos pontos essenciais à rotina dos CEUs, ligados à infraestrutura dos espaços, do mobiliário adequado, sobre mobilização social, e a gestão compartilhada”, frisou o diretor.


O CEU’s


A ideia de desenvolvimento do projeto começou em 2010, com o programa de aceleração do crescimento, PAC  que viabilizou a construção desses centros. O que antes era conhecido com Praça de Esporte e da Cultura, agora passou a ser Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã.


O programa tem o intuito de integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações esportivas e de lazer, bem como culturais e de qualificação, incentivar e executar a formação para o mercado de trabalho, prestar serviços sócio-assistenciais, incentivar políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.


Para o secretário municipal, Augusto César, o CEU de Anápolis vem se tornando o grande orgulho dos moradores, uma vez que o órgão se tornou referência regional e nacional pelo grande aproveitamento positivo que o centro vem tendo desde 2014, ano de sua fundação.


O Programa da cidade


O programa na região foi executado, no ano de 2014, e conta com um teatro, quadra poliesportiva coberta, telecentro, pista de skate, biblioteca, cineteatro, mesa de jogos, pista de caminhada e salas multiuso, equipamentos de ginástica, playground, além de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Em todo o Brasil, existem 340 espaços construídos no padrão CEU.

Listar Todas Voltar