Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
4884

ONU permite que voluntários contribuam a distância

Atualizado em 02/06/15 09:09.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com vagas abertas para voluntários que desejam contribuir com as causas humanitária via internet

Por Jéssica Chiareli

pessoas usando computador

Imagem: shutterstock.com

Com mais de 15 mil voluntários em 80 países espalhados pelo mundo, a Organização das Nações Unidas pode ter o número de voluntários ainda maior.

Várias pessoas já fizeram parte do programa dos Voluntários da ONU, que foi criado pela Assembléia Geral, em 1970. Mas, neste caso, ajuda nunca é demais.

Para contribuir basta se inscrever no site da organização, se registrar informando os dados e também apontando de que maneira deseja ajudar nos projetos que estão sendo desenvolvidos mundo afora.

É possível prestar serviços de tradução, elaboração de projetos e também de material didático. Não existe nenhum pré-requisito e o interessado oferece mão-de-obra de acordo com a própria disponibilidade.

Como é o caso de Sueli Medeiros, a assistente social de 37 anos, ajuda na elaboração de um roteiro cinematográfico voltado aos direitos das mulheres de Camarões.

"Eu sempre quis ajudar de alguma forma, mas com o emprego e a família ficava difícil deixar as coisas e ajudar de perto. Ser uma voluntária virtual foi a maneira que encontrei de contribuir sem ficar longe dos meus filhos", afirma Medeiros.

Além disso, também não há nenhuma limitação quanto ao idioma, mas falar inglês ou espanhol é desejável. Caso o candidato a voluntário não fale nenhuma língua estrangeira, também é possível ajudar com ações voltadas aos países em que o português também é a língua oficial, como alguns países africanos, por exemplo.

Mas se o interesse é em contribuir presencialmente, a ONU também recruta voluntários. Para participar, é preciso ficar antenado nas chamadas da organização e se inscrever no programa de voluntários no período indicado.

 

Listar Todas Voltar