TV Cultura volta a transmitir o programa Concerto Matinais

Atualizado em 02/06/15 08:49.

Wanessa Olímpio

(Pixabay)

A exibição de gravações de apresentações de música clássica aos domingos é a nova atração da emissora, que vai ao ar às 12 h. Originalmente o Concertos Matinais era transmitido pela extinta TV Tupi no final da década de 50 e início dos anos 60, no Theatro Municipal de São Paulo.

O programa é apresentado pelo Maestro Júlio Megdalia, que iniciou sua carreira na primeira versão do programa. Segundo a emissora, a intenção é transmitir concertos de música erudita ao “grande público”.

Alcance

De acordo com o o artigo A música erudita no mercado fonográfico brasileiro atual: mitos e realidades, de Denis Wagner, “sempre foi de muita conveniência a explicação de que a educação e a cultura são atributos de uma minoria. Principalmente quando essa minoria deseja que assim seja”.

Segundo ele “A maior contribuição em formar platéias para a música erudita vem da tradição familiar, do ensino de música nas escolas e da possibilidade de freqüentar apresentações públicas de qualidade. Infelizmente esses elos foram quebrados.”

A Monitora do Program Matéria prima da Rádio Universitária da UFG, Denise Nascimento, acha que “ os apreciadores de música clássica são um público seleto. Acho que sueria muito bom ter programas assim, mas.  Que mostrasse além dos clássicos como Bach, Bethoven, Strauss e outros, favelas ou locais que trabalham com isso, novas descobertas de talentos da música clássica. De que forma a música clássica ajuda no desenvolvimento das crianças.... Acho que aí sim, o número de público seria maior...”

Fonte : FIC