Eleições na Argentina

Atualizado em 19/05/15 10:13.

País vizinho se prepara para as eleições presidenciais em 2015. Crise e cenário político conturbados acirram as disputas

A Argentina se prepara para entrar em período eleitoral. Em 2015, o país vizinho do Brasil elegerá o novo Presidente da República. Há 8 anos no poder, Cristina Kirchner vai se retirar do cargo máximo do executivo argentino. No próximo dia 9 de agosto serão realizadas as eleições primárias, onde serão decididos os nomes efetivos de cada coligação.

cristina

Cristina Kirchner, atual presidente, não detêm do mesmo prestígio do último pleito

Após essa decisão, começa assim, de fato, a luta pelos votos dos eleitores portenhos. No dia 25 de novembro, os eleitores vão às urnas para escolher seus novos presidente e vice-presidente. Na mesma data também acontecerá o pleito para escolha dos representantes do legislativo. Ao todo, serão eleitos 130 deputados, 24 senadores e 43 parlamentares de Parlasur.

Nesse período final de escolhas dos partidos, alguns nomes despontam como possíveis candidatos à presidência. Pelo lado da situação, encabeçado pelo partido de Cristina Kirchner, a Frente Para Vitória (FPV), deve ser Florencio Randazzo, atual Ministro do Interior e dos Transportes. Daniel Scioli, Governador da Província de Buenos Aires também é pré-candidato. Uma definição deve ocorrer até o mês de julho.

Pelo lado da oposição, o nome de Mauricio Macri aparece com grande força. O atual prefeito de Buenos Aires é de centro-esquerda e foi presidente do Club Atlético Boca Juniors, equipe de futebol com maior torcida na Argentina. Macri pertence à Propuesta Republicana (PRO). Correndo por fora, o deputado Sergio Massa também tem propostas mais conservadoras e pertence à Frente Renovador.

macrii

Mauricio Macri aparece como grande nome da oposição

A tendência é que essas eleições sejam extremamente disputadas. A Argentina, apesar do otimismo governista, vive grave crise em diversos setores da economia. A alta inflação, aliada ao grande desemprego, principalmente com os jovens, preocupa a população. Por outro lado, existe grande resistência da maior parte da população com as fortes tendências conservadoras da oposição.