Weby shortcut
4884

CrossFit a nova febre das academias

Atualizado em 19/05/15 09:53.

Modalidade é conhecida como o esporte do fitness

Por Thais Alves

19/05/2015

crossfit

Reprodução

 

Uma nova febre vem tomando as academias de todo o Brasil, é o CrossFit, um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica. A modalidade pode ser praticada por qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico e ajuda a otimizar as capacidades físicas do corpo, como resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.


O CrossFit é o principal programa de treinamento usado em academias de polícia, grupos de operação tática, como a SWAT, unidades de operações especiais do exército americano, por campeões de artes marcias e vários atletas de elite, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais. A modalidade é bem completa e o treino é uma mistura de diversas modalidades. Os atletas são submetidos a pedalar, correr, nadar média e longa distâncias, além de práticas contantes de movimentos funcionais.


Um fato reconhecido é que hoje o CrossFit é conhecido como o esporte do fitness, por promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do esporte, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance. Várias competições já ocorrem por todo o mundo entre atletas do CrossFit, principalmente no Brasil, como o Verão CrossFit Brasil.


Prática


A estudante de nutrição, Victória Guimarães pratica o CrossFit a um ano e meio e descobriu o esporte por acaso em uma academia em frente da sua casa. Segundo ela na época a modalidade não tinha tanta visibilidade quanto hoje e a atividade era uma opção de movimentar o corpo fugindo da monotonia da academia. Com o tempo o treino passou a ser parte do seu dia a dia e hoje ela vê vários benefícios na pratica, que trabalha tanto a parte de musculação, como a aeróbica, proporcionando muito preparo físico.


Quanto as competições ela as considera muito interessantes por proporcionarem a integração dos atletas e que o intuito da competição vai além de simplesmente ganhar. O atleta foca em terminar a prova, já que o Crossfit trabalha o condionamento e preparo físico. A praticante recomenda o esporte mas recomenda que os iniciantes precisam se atentar para alguns detalhes, já que a modalidade têm grandes riscos de causar lesões e é preciso encontrar um lugar capacitado e especializado na área.

 

Fonte FIC.

 

Listar Todas Voltar