Weby shortcut
4884

Quem disse que colorir é atividade apenas para crianças?

Atualizado em 19/05/15 09:52.

Livros de ilustrações para adultos são sucesso editorial em todo o mundo

Por Anna Carolina Mendes

Criadora livros de colorir

Johanna Basford, criadora dos livros Jardim Encantado e Floresta Encantada. Foto: Reprodução

Já foi o tempo em que livros para colorir eram exclusivos para crianças. A nova onda dos livros de ilustrações virou febre entre os adultos. Denominada de Arte-Terapia e Anti-Stress, os livros de colorir se propõem a ser uma defesa contra a ansiedade que a assola a vida urbana contemporânea.

 

Criadora

 

A britânica Johanna Basford é responsável por criar as ilustrações dos livros de colorir mais vendidos atualmente: Jardim Secreto e Floresta Encantada. Com elaborados desenhos de animais, árvores, elementos da natureza em geral, os livros são uma verdadeira obra de arte (que se completa após o leitor colorir as páginas).

No site oficial da criadora, é possível visualizar seu trabalho e como ela teve esta ideia que é um sucesso mercadológico, com um milhão de cópias vendidas, de acordo com o site Awebic. A estudante de jornalismo e leitora Izabella Veronica acredita que os livros são capazes de desestressar: “No momento em que estamos pintando as paisagens, estamos totalmente focados nisso, esquecemos dos problemas do dia-a-dia”.

Colorir

Um dos desenhos do livro Floresta Encantada. Créditos: Reprodução

 

Mercado 

No entanto, Izabella encara a nova moda como passageira, pois que o mercado editorial explora uma nova tendência “até que ela fique defasada”, alega. Para elas, as pessoas que compram os livros o fizeram por causa da grande divulgação. “Como toda febre, ela vai acabar”, relatou.

A moda de colorir livros alavancou até o mercado de lápis de cor. De acordo com uma entrevista dada à Revista Exame Online, a diretora de marketing da Faber-Castell, Cláudia Neufeld, a procura por lápis das linhas mais sofisticadas foi tanta que os estoques tiveram que ser reabastecidos às pressas.

 

Listar Todas Voltar