Weby shortcut
4884

Alimentos um pouco mais saudáveis

Atualizado em 19/05/15 09:49.

Acordo já reduziu mais de 7 mil toneladas de sódio de produtos

Wanessa Olímpio

 

Imagem: (Pixabay)

 

O compromisso firmado entre Ministério da Saúde e Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) diminuiu “a quantidade de sódio consumida diariamente pela população brasileira é a meta do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados que conseguiu.". Em uma  segunda fase, pretende-se reduzir em até 10% o teor de sódio presente em 839 produtos, de acordo com o Ministério da saúde.

De 2011 até o ano passado foram reduzidas 7.652 toneladas de sódio dos produtos alimentícios industrializados. Espera-se que até 2020 as empresas do setor de alimentos consigam alcançar a meta de uma retirada voluntária de 28.562 toneladas de sal.

Bolos, snacks (batata-palha e salgadinhos de milho), maioneses, biscoitos, macarrão isntantâneo, pão de forma e bisnaguinhas são alguns dos alvos da minimização. "O cumprimento das metas, que envolve os produtos mais consumidos pela população, contribuirá para a redução do consumo de sódio diário no país para menos de 2 g por pessoa (cerca de 5g de sal)", espera o Ministério da Saúde.

 

Hábitos

Nas últimas décadas, o consumo de sal na maioria dos países tem sido excessivo, variando de 9 a 12 g por pessoa por dia. Em contraste, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária, para adultos, de no máximo 5 g de sal” de acordo com o Eduardo Augusto, da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição, no artigo Iniciativas desenvolvidas no Brasil para a redução do teor de sódio em alimentos processados.

A correria do dia a dia faz com que as pessoas não tenham tempo para cozinhar os seus alimentos. De acordo com Coordenador, “são profundas as mudanças no perfil de consumo alimentar da população, caracterizadas pelo aumento do consumo de alimentos fora do domicílio e de alimentos processados, pela diminuição do consumo de alimentos básicos e tradicionais e pelo consumo insuficiente de frutas, verduras e legumes.”

Ao consumir alimentos com alto teor de sal, as pessoas podem ter problemas de saúde.“O consumo excessivo de sódio e o desenvolvimento de doenças crônicas, desde a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares até o câncer de estômago, doenças renais e osteoporose, entre outros”, observou Augusto.

A dona de casa Maria da Graça, que é hipertensa, falou disse que acha "legal eles diminuírem a quantidade do sódio. Porque faz mal pra coração, eu que tenho problema de pressão não como muito coisa industrializada e não coloco muito sal na comida que eu cozinho”. E enfatiza que as pessoas com hipertensão vão poder comer estes alimentos industrializados. 

 

Fonte:( FIC)

Listar Todas Voltar