Interatividade é a aposta da TV Brasileira

Atualizado em 12/05/15 11:09.

Thainara Pedatella

O ano de 2015 está sendo marcado por grandes mudanças nos canais de televisão. A Globo fez 50 anos, o canal Viva está fazendo 5 e as reformulações veem não só para alavancar a audiência mas também como um sinal de que o canal está sempre pronto para as novidades.

Depois de conviver alguns anos com seus cabelos brancos a tradicional emissora brasileira resolveu dar uma repaginada. A Rede Globo já vinha fazendo algumas mudanças lentas em seus telejornais, como os cenários do “Jornal Hoje” e “Jornal da Globo” que passaram a ser móveis e mais interativos. Lembrando que agora os dois dividem o mesmo estúdio.

Desde o começo desse ano, a Globo vem anunciando as novidades da comemoração. Reexibindo clássicos antigos e novos, como as minisséries “As Noivas de Copacabana” e “Amores Roubados”. E parece que a emissora vai ficar em festa até o fim do ano.

Para fechar com chave de ouro sua nova identidade, os apresentadores do aclamado “Jornal Nacional”, Renata Vasconcelos e William Bonner ganharam um novo cenário. Agora eles podem se levantar e também interagir com os repórteres ao vivo, que aparecem em uma espécie de telão (foto).

Novo cenário do Jornal Nacional
Outra que não ficou pra trás esse ano, mesmo não apagando velinhas foi a Rede Record que inseriu um novo programa na grade, estreou uma novela bíblica que está fazendo muito sucesso, e ontem inaugurou um novo cenário. O apresentador Luiz Bacci, que voltou para emissora recentemente, ganhou um programa em rede nacional o “Balanço Geral Manhã”. E depois também apresenta o “SP no Ar”.

O Cidade Alerta também tem um novo cenário, o mesmo que é usado para o “SP no Ar” e o caçula “Balanço Geral Manhã”. Marcelo Resende continua transitando bastante pelo cenário, mas ganhou mais espaço e uma tela maior para interagir com seus repórteres pelo país (foto).

cidade alerta
O canal Viva, consagrado na TV fechada por relembrar grandes programas da TV Globo, resolveu incorporar a internet. Agora o conteúdo transmitido pela TV a cabo, pode ser acessado do computador com login e senha criados diretamente com a operadora. Quem disponibiliza a programação no site do Viva,  é a Globo Sat Play, que também permite que você tenha acesso a outros programas da rede Globo Sat.

PROVA DE FOGO

No começo do ano também foi anunciada a chegada do novo medidor de audiência, o instituo alemão GFK. Concorrente do Ibope, ele veio como inovador de como se mede a audiência pois sua medição engloba outros meios como o smathphone e o computador. Mas o instituto já divulgou que só publicará uma avaliação depois do meio do ano. De acordo com a empresa, esses meses são importantes para que os aparelhos sejam devidamente calibrados, e que seus clientes estão de acordo com o adiamento. Já o Ibope anunciou ontem a inclusão de novos peoplemeters, aparelhos de medição que ficam nas casas, e ainda uma nova tecnologia que poderá alcançar um espaço maior no território brasileiro. Porém, esta novidade não tem data para ser implantada.