TV Digital ainda é desconhecida por muita gente

Atualizado em 05/05/15 09:23.

Mardem Costa Jr.

transmissão de tv digital

Quase 10 anos depois, a implantação da TV Digital segue a passos lentos

(Fonte: reprodução de vídeo)

O ano de 2016 marcará o encerramento das transmissões de televisão analógica nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Belo Horizonte. Apesar de ter sido implantada oficialmente a partir de dezembro de 2007 na capital paulista, e durante o ano seguinte nas demais regiões acima citadas, a TV Digital segue desconhecida por parte da população. Como ocorrido nos Estados Unidos, a população mais pobre tende a sofrer mais as consequências da medidas.

Atualmente existem aqui no Brasil, aproximadamente, 66 milhões de domicílios com TV. Deste total, 20 milhões possuem TV por assinatura, outros 20 milhões recebem através de parabólica e os 26 milhões restantes por sinal aberto terrestre. Dos lares que recebem somente a TV aberta, apenas 31% estão habilitados para a tecnologia digital, apesar das várias campanhas feitas pelas emissoras de televisão e pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), responsável pelo sistema.

Para que o desligamento possa ser efeitvado, é preciso que seja atingida a meta de 93% dos lares com o sistema digital. O primeiro teste será feito em novembro deste ano, na cidade de Rio Verde (GO). No entanto, apesar do prazo, algumas emissoras sequer solicitaram a consignação do canal. Para alertar a população do fim do prazo, o governo obrigará as televisões a divulgar, durante a programação, sobre o encerramento das transmissões, reforçando o alerta nos dias finais.

ALTERNATIVAS

Para não ficar sem sinal, a população terá algumas escolhas: adquirir uma nova TV, manter o aparelho antigo, acrescido de um conversor de sinal, ou contratar um serviço de televisão por assinatura. A aposentada Maria Divina de Matos reclama da falta de explicações. "Mudar assim, de uma hora pra outra, pode ser fácil para os jovens, mas para quem é mais de idade, é um tormento", pontuou. Para o estudante Caio César, a TV Digital veio pra ficar. "A imagem analógica será peça de museu", afirmou.

Com o fim da transmissão analógica, os canais não utilizados serão devolvidos ao Governo Federal, que já delimitou novos usos para os mesmos. Os canais 5 e 6, de Very High Frequecy (VHF) serão utilizados no chamado FM estendido, que abrigará as estações de rádio transmissoras em onda média - amplitude modulada (OM-AM). Os canais 7 a 13, abrigarão a TV digital, especialmente estações de TV públicas, enquanto os canais 52 a 69 serão destinados à Internet 4G na faixa de 700 MHz.