Que a força esteja com você!

Atualizado em 05/05/15 09:10.
Na data quatro de maio fãs de Star Wars celebram o sucesso da franquia
Por Ana Maria Antunes
star wars day
(Reprodução: Google)

“Não, Luke, eu sou seu pai” é uma frase que marcou a vida de muita gente no cinema. Assim como a Marcha Imperial que marcava as aparições de Darth Vader, o pequeno Mestre Yoda formando frases completamente fora de ordem. E as mocinhas com certeza tiveram uma quedinha pelo Han Solo em algum momento da vida. Todas essas referências são de uma franquia famosa nos quadrinhos, nos jogos e no cinema: Star Wars.

Mas foi uma frase dos filmes que consagrou o quatrode maio como Dia do Star Wars. O May the force be with you (que a força esteja com você) foi usado como um trocadilho para May the Fourth (quatro de maio) e desde que a semelhança sonora foi percebida, os fãs de apropriaram da data para celebrar os sucessos desse universo.

belo horizonte may 4th
Fãs mineiros comemoram o Star Wars Day caracterizados em Belo Horizonte. (Instagram: R2DDoka)
E esse ano o Brasil entrou na onda. Dos dias dois à dez de maio o Shopping Villa Lobos em São Paulo recebe uma exposição comemorativa da franquia. As próximas paradas da exposição são Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. E enquanto o próximo filme não é lançado sempre dá pra ficar na vontade vendo o trailer.
Histórias de Família, companheirismo e tempo
narki
No instagram os fãs postaram fotos homenageando a saga (Instagram: _narki_)

O estudante de Jogos Digitais, Lucas Morris Borba, diz que Star Wars traz várias boas memórias de quando tinha onze anos e, seu já falecido tio o convidou para assistir o filme com o argumento de que o personagem principal tinha o mesmo nome que ele. Além disso, ele ressalta muitos ensinamentos como a bondade. E afirma que assim que seu filho crescer um pouco vai ensiná-lo a ser um jedi.

Já o produtor de conteúdo e estudante de design Gustavo Henrique Evangelista diz que a franquia foi pilar de uma grande amizade. Após ter conhecido a saga pelos filmes, ele relembra que passou muito tempo jogando Star Wars Racers, Star Wars Episode III e Battlefront II comum de seus melhores amigos. Além disso ele ressaltaa importância da data como forma de celebrar uma saga que cresceu junto com seus fãs e que foi um divisor de águas na cultura pop.

Fonte: Fic.