Weby shortcut
4884

Condomínios fechados: Espaço diferenciado e de poucos

Atualizado em 14/04/15 11:08.

Morgana Kelly

(Foto: Valdemy Teixeira)

Afastados dos centros urbanos, os condomínios fechados são ambientes em que o morador pode encontrar segurança, tranquilidade e bem-estar, nesse ambiente encontra-se infraestrutura e urbanismo com consciência ambiental.                      

O geógrafo e pesquisador em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Lucas Melgaço, afirma em seu artigo científico A cidade de poucos: condomínios fechados e a privatização do espaço público em Campinas, que atualmente, a forma urbana que mais tem movimentado o setor imobiliário brasileiro são os chamados condomínios fechados.    

Os novos anseios e ideais urbanos de moradia não se limitam mais à casa como propriedade particular, mas se estendem à privatização de seu entorno. Segundo a geógrafa Genesi Cruz, dados do IBGE mostram que uma parte considerável da população procura a vivência em condomínios fechados e que a classe C vem conquistando esse mercado nos últimos anos.  

Novidade

Goiânia é uma cidade com grande número de loteamentos fechados.Ultimamente, vêm surgindo condomínios em locais que geralmente estão perto das Áreas de Preservação Permanente (APP), lugares de conservação que visam atender a demanda da população por um meio ambiente ecologicamente equilibrado.            

Nos centros urbanos ainda existe a possibilidade de compra de imóveis em que se encontram comodidade ambiental com valores mais baratos, mas de acordo com Cruz, é difícil se encontrar locais para moradia que sejam tão seguros quanto os condomínios.                                                                                                    

A proximidade com o meio ambiente e a estabilidade torna os condomínios altamente atrativos e caros. Em busca de segurança, os condôminos decidem por essa moradia. Nela existe a possibilidade de conseguir a utilização de um diversificado aparato de equipamentos e arquiteturas securitárias.

Fonte: FIC

 
Listar Todas Voltar