Weby shortcut
4884

Deep Web: conheça o submundo da Internet

Atualizado em 14/04/15 10:28.

Com conteúdo ate 500 vezes maior que o Google, a plataforma deve ser acessada com cuidado

Por Mariana Faria

A internet é um verdadeiro oceano de informações, cultura e entretenimento. E, para navegar neste oceano e ter acesso a tudo o que ele é capaz de oferecer, nos tornamos reféns dos chamados motores de busca (search engines); mais precisamente, do mais famoso deles, o Google.

Porém, ao contrário do que muitos pensam e por razões que fogem ao conhecimento da maior parte dos internautas, o Google, e outros mecanismos de busca populares, não são capazes de lhe mostrar exatamente tudo o que existe na rede mundial de computadores.

Abaixo da superfíce (Surface Web), existe uma internet totalmente desconhecida pelo usuário comum. Este mundo submerso e misterioso é, normalmente, mencionado através da Deep Web (Web Profunda), apesar de existirem muitas outras camadas abaixo dela, como a Invisible Web (Web Invisível), a Dark Net (Rede sombria) e a Free Net (Rede Livre).

A Deep Web é considerada um território "perigoso", pois o risco de contaminar-se com um vírus ou ter o computador invadido por hackers e crackers é muito maior. Além disso, boa parte do conteúdo está encriptado, o que requer ferramentas diferentes para acessá-lo, como o The Onion Router (Tor).

Opinião

Mesmo sabendo de todos os contras da Deep Web, Marcela Bastos, estudante de Engenharia de Software na UFG, diz que é exagerado o alarde feito em torno desse tipo de rede, visto que ela pode ser muito útil. “A Deep Web, em si, não é má. Afinal, ela é usada principalmente para o download de séries, filmes, livros, manuais e outros tipos de informações raras”, explica.

Apesar disso, Bastos concorda que a precaução é necessária, já que o conteúdo vem misturado com pornografia e coisas muito bizarras. Segundo a estudante, se o usuário não for atrás de conteúdo impróprio, não preencher cadastros duvidosos e não fizer downloads sem se certificar de que a fonte é confiável, a probabilidade de infectar o computador é baixa, apesar de maior do que na rede comum.

Listar Todas Voltar