Weby shortcut
4884

Cresce o número de vegetarianos no Brasil

Atualizado em 14/04/15 10:02.

O estilo de alimentação tem ganhando cada vez mais adeptos

Por Jéssica Chiareli

veg

De acordo com dados revelados pelo Ibope em 2012, cerca de 15,2 milhões de pessoas no Brasil são vegetarianas, ou seja praticamente 8% da população.

Apesar do grande número de adeptos, ainda existem muitas dúvidas sobre esse tipo de alimentação. Afinal das contas, o que significa ser vegetariano? 

Antes de mais nada, o vegetarianismo é um estilo de vida, que se caracteriza principalmente pela adoção de um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal.

Mas não pense que os adeptos se motivam apenas pela questão de defesa dos animais. "Tem gente que se torna vegetariano por causa das questões ambientais ou de saúde, não é só pelos animais", afirma a vegetariana Amanda Costa, de 23 anos.

Amanda não come carne há cerca de dois anos e afirma não se arrepender, "antes eu tinha medo de não conseguir consumir os alimentos necessários, porque existem muitos mitos de que não comer carne desequilibra a alimentação, mas isso não é verdade", conta.

Para apoiar a comunidade vegetariana que tem crescido cada vez mais no país já foram criados uma associação, conhecida como Sociedade Vegetariana Brasileira, e até mesmo um aplicativo.

O Be Veg, criado exclusivamente para o público vegetariano, e também simpatizantes, reuni os estabelecimentos veganos e vegetarianos disponíveis para conhecimento dos consumidores.

Em uma rápida pesquisa em celulares ou tabletes é possível descobrir qual é o estabelecimento mais próximo para comprar vegetais e outros produtos de origem não-animal.

"Cada vez mais pessoas estão entendendo a importância do vegetarianismo e criando instrumentos e estratégias para tornar a vida dos vegetarianos mais fácil. Isso é muito bom", conclui Amanda Costa.

Listar Todas Voltar