Weby shortcut
4884

Comércio além luz do dia

Atualizado em 14/04/15 09:51.

Comércio 24h

Imagem: Luiz Fernando Carvalho

Estabelecimentos abertos além do horário convencional são alternativa para consumidores

Por: Luiz Fernando Carvalho

"O movimento varia dia após dia, mas ter o 24 horas foi o que consolidou a empresa". A afirmação é de Eduardo Nóbrega, técnico odontológico de uma clínica pioneira em serviço contínuo há mais de 30 anos em Goiânia. A partir de tendências que surgiram na Europa e América do Norte, grandes empreededores, como o grupo francês Casino, responsável por uma grande rede de supermercados, inspiram empresários menores a implementar métodos alternativos em busca de expandir o comércio.

Redes de farmácia na capital goiana apostam alto no comércio durante a madrugada. Maria Aparecida dos Santos, balconista, afirma que durante esse período há muito movimento nas drogarias e que os momentos de maior pico se concentram no começo e no fim da madrugada. "Médicos recomendam para os pacientes, as pessoas já conhecem, o serviço 24 horas ajuda muito a criar o nome da empresa", afirma.

Dessa forma, o pôr do sol não mais significa hora de fechar as portas e terminar o expediente. Para atender um público que procura por todo tipo de serviço a qualquer hora, comerciantes que desejam manter seu negócio em constante desenvolvimento se desdobram e aderem a estas alternativas de compras. Contudo, apesar de ofertar um serviço confortável e de qualidade, ainda há falhas e questões a serem trabalhadas, apontam consumidores.

A biomédica Lilian de Andrade vê o comércio 24 horas como uma das poucas alternativas pra quem trabalha o dia todo e não tem tempo para fazer compras durante o dia. Ela também vê outras vantagens em comprar durante a noite, como encontrar estabelecimentos menos lotados, com um atendimento melhor e mais rápido.  Em contraponto, a vendedora Maria dos Santos Bernardes completa que alguns comércios pecam na reposição de produtos, o que resulta em menor variedade para quem compra durante a madrugada.

As vendas por telefone e internet também estão cada vez mais implementadas em Goiânia e juntamente com os serviços ofertados 24 horas são reflexo do que o público está demandando do comerciante, um serviço mais moderno, mais maleável e que deixa o consumidor mais livre na hora de fazer suas compras ou usufruir de qualquer outro estabelecimento.

Listar Todas Voltar