Dubsmash - a sensação do momento

Atualizado em 05/05/15 09:08.

Dubsmash

A dublagem de vozes ganhou o mundo rapidamente - Fonte: PhonesReview

A internet é um terreno fértil para novidades, e ao longo dos últimos anos pudemos acompanhar dezenas delas. Jogos, aplicativos, sites de música e, claro as famosas redes sociais ganharam uma dimensão imensurável e fruto de análise para os estudiosos do comportamento humano. A moda da vez, eleita por cerca de 20 milhões de usuários apenas do sistema Android, é o aplicativo de dublagem de voz Dubsmash.

Com uma ideia simples, o aplicativo disponibiliza ao usuário uma quantidade de vozes pré-gravadas, dando a "liberdade" do mesmo dublar alguma fala ou diálogo que considerar marcante, inusitado ou mesmo engraçado (a), e ainda compartilhar o conteúdo nas redes sociais. O estudante Ayrthon Freitas, 20 anos, é entusiasta do programa. "Acho a ideia fantástica. É como se eu fosse um dublador fajuto ", afirmou.

Os jovens foram os principais responsáveis por disseminarem a novidade, porém não apenas eles. Há dublagens na internet de artistas, como Cláudia Leitte, Yasmin Brunet, Caio Castro, Preta Gil e Anitta, de pessoas mais velhas e, pasmem, alguns políticos gringos também caíram na brincadeira, que ainda não comoveu seus colegas brasileiros.

No entanto, como toda moda, há inconvenientes. A empolgação excessiva de algumas pessoas acabam irritando outras. A estudante Larissa Artiaga, 22, reclama da poluição visual de sua timeline no Facebook e, segundo ela, algumas dublagens são de conhecidos ou pessoas com quem ela pouco se relaciona ou não julga valer a pena perder "preciosos segundos para assistir a uma bobeira", pontuou.