A língua do rock

Atualizado em 14/04/15 09:50.
Até que ponto o número de bandas brasileiras com letras em inglês é maléfico para o rock nacional
Boogarins
        banda Boogarins se apresentou no Lollapalooza Brasil 2015
                                                                         Álvaro de Castro

Nos anos 80, a explosão das bandas de rock no Brasil, mostrou para o povo brasileiro que o rifs da guitarra, poderia se misturar muito bem com a língua portuguesa. Letras de protesto, insatisfação, satíricas e românticas criaram vida nas vozes do Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor e etc.

Após o "boom" do gênero musical, o país se acostumou com a difusão de outras bandas nas décadas seguintes. Nação Zumbi, Planet Hemp, Charlie Brown Jr e Skank surfaram na onda do "Rock Brasil". A semelhança entre elas? A língua portuguesa.

Hoje, o rock brasileiro retornou ao mundo alternativo. Não se vê mais bandas nacionais figurarem entre as primeiras colocadas nas rádios, programas de televisão ou venda de discos e dowloads. Dentre os vários fatores que influenciam, vejo, com certeza, a influência da letra, da inserção da língua inglesa nas bandas nacionais.

Com influência de bandas do gênero stoner rock, a garotada de hoje em dia prefere um som mais trabalhado, cheio de gifs de guitarra, bateria pesada e, principalmente, letras em inglês. Os motivos para esse acontecimento são muitos. Hoje, a maioria dos jovens brasileiros de classe média aprendem a segunda língua desde crianças. As bandas que despontam também são estrangeiras. A simplicidade da língua inglesa e a pouca importância para a letra também são fatores de relevância.

Esse não é o único fator para a despopularização do rock no Brasil. Muito menos considero que esse seja o principal. Porém, esse aspecto deve ser levado em consideração. O rock deixou de ser um gênero acessível, o retorno ao "alternativo" afastou o grande público. Não se trata de patriotismo, e sim constatação.

A salvação

Apesar do grande número de bandas que cantam em inglês, o grupo brasileiro com maior destaque fora do país no último anos, tem letras em português. O Boogarins, banda goiana, realizou em 2014 mais de 100 shows em países da Europa e nos Estados Unidos. Com disco gravado por produtora americana, os goianos arrancaram elogios de jornais, revistas e grandes nomes da música mundial.

Agora, em 2015, o foco da banda é o sucesso no Brasil. Com o segundo álbum pronto, o grupo se prepara para lançar, só agora, o primeiro disco no país. A turnê nacional já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, além, é claro, de Goiás. O Boogarins é, com certeza, a principal banda para trazer de volta o rock brasileiro, com letras em português, para o grande público.

Fonte: FIC