Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
4884

A revolução dos serviços de streaming

Atualizado em 14/04/15 09:19.

Notebook conectado ao Tidal

Plataforma gera polêmica no meio musical

Por: Luiz Fernando Carvalho

No último dia 30 de março foi oficialmente lançado o Tidal, um serviço de streaming de músicas que tem por diferencial o fato de ser comandado pelos próprios artistas. A plataforma tem a premissa de oferecer um serviço de alta qualidade e que tenha um valor considerado “justo” tanto para os artistas quanto para os usuários.

A plataforma vem a bater de frente com outros serviços de streaming já conhecidos do grande público, como o Spotify e o Rdio, serviços acusados de promover a desvalorização do trabalho artístico. O serviço, lançado em um evento fechado em Nova York contou com grandes nomes da música internacional e donos da plataforma como Beyoncé, Madonna, Alicia Keys, Chris Martin, Kanye West e Rihanna.

O serviço gerou discussão não só entre possíveis usuários da plataforma, mas também entre artistas que terão suas músicas disponibilizadas no produto. Em entrevista, Marina Diamandis, vocalista do Marina & the Diamonds questionou o fato de o maior lucro ficar na mão de “alguns” artistas e outros, não sócios, receberem royalties reduzidos.

Além de Marina, Lily Allen e Jennifer Lopez também se mostraram desconfiadas com a plataforma musical. Além de artistas, os possíveis usuários do aplicativo também questionam a ideia do serviço e o preço cobrado, consideravelmente superior a outras plataformas semelhantes já disponíveis no mercado.

No evento de lançamento os artistas participantes explicaram o serviço de streaming. “É sobre trazer a arte de volta ao primeiro plano, sobre trazer a humanidade de volta ao fato de ser artista. Não arte tecnológica, arte humana. Eles (a indústria) são os mediadores, nós somos os artistas. De alguma forma, as coisas se inverteram e nós fomos para o plano de fundo. Nós temos que reverter isso”, explicou Madonna.

Streaming de mídia

O stream ou broadcast é o nome da transmissão de audio e/ou vídeo pela internet, permitindo a exibição desse conteúdo sem que o usuário precise necessariamente fazer o download do arquivo. Ele usa o sistema Buffer, que permite que a mídia seja assistida ao mesmo tempo que é armazenada por alguns segundos no dispositivo.

 

 

Listar Todas Voltar