Weby shortcut
4884

Ong goiana em defesa dos direitos coletivos

Atualizado em 14/04/15 08:53.

 

Através de campanhas e atendimento, entidade trabalha há 14 anos em prol da Democracia

 

Por Jéssica Adriani 

           Logo da Ong Amarbrasil

Mesmo com dificuldades, é mais fácil conseguir solucionar um problema individual, como o mal atendimento ou quando um produto não funciona da maneira correta. Mas e quando o problema é macro? Ou seja, quando envolve uma grande parte da sociedade e os governos parecem não conseguir soluções.

A Associação Nacional para Defesa da Cidadania, Meio Ambiente e Democracia, mais conhecida como Amarbrasil, foi criada por causa dessa preocupação. “A entidade nasceu da percepção da ausência de respostas da advocacia individual para problemas que exigem ações e soluções de natureza coletiva, relata a assessoria da associação.

Seu trabalho gira em torno de assessorias jurídicas, campanhas de conscientização, eventos e cobrando dos governos laudos e informações de interesse público. Para conseguir atender a procura , a entidade conta apenas com trabalho voluntário, principalmente de advogados e universitários da área.

História

A Amarbrasil foi criada no ano de 2001 para defender, primeiramente, milhares de pequenos e micro empresários que estavam sofrendo com a crise de energia, na conhecida época do apagão.

O projeto nasceu da dificuldade de se conseguir ajuda jurídica em problemas de natureza coletiva. A ideia foi do advogado Uarian Ferreira, que conseguiu garantir o fornecimento através de liminares.

Campanhas

A Amarbrasil já esteve envolvida em várias campanhas como a Água da casa que incentiva os consumidores a voltar a pedir a água da torneira, gratuita e de qualidade em detrimento da insistência das indústrias em forçar que se compre.

Outra iniciativa foi o Sms ilícito em que se explicava e buscava autuar empresas que enviavam mensagens de forma ilegal ao celulares de clientes ou não. De junho de 2014 até abril deste ano, constatou-se que apenas 13% das empresas que oferecem serviço de SMS o fazem de forma lícita.

A mais atual campanha defendida pela associação é a da UTI aérea. Atualmente, o Ministério da Saúde tem parceria com algumas companhias aéreas para o transporte voluntários de órgãos.

No entanto, essas empresas atendem apenas 15% das cidades brasileiras. A proposta da Amarbrasil é pelo aumento desse contingente, através da baixa das taxas, menos burocracia e crescimento das UTI’s aéreas, que assim como as ambulâncias, garantiriam a segurança e o aumento da capacidade do transporte de órgãos.

 

 

Listar Todas Voltar