Jovens Jornalistas - FIC UFG

Fórum - maioridade penal

Atualizado em 09/06/15 09:25.

Qual é a sua opinião sobre a redução da maioridade penal?

As pessoas querem acreditar que construir mais presídios, lotá-los, encher as ruas de policiais são medidas de segurança pública, quando, na verdade, segurança pública, como já disse uma antropóloga, é um conjunto de políticas públicas. As cidades têm sido cada vez mais hostis com seus habitantes, o aumento da violência é fruto disso. Ninguém quer resolver um problema que é estrutural a partir da base. Prender crianças não é solução. (Fernanda Garcia)

Sou totalmente contra. Nunca houve qualquer correlação com aumento da segurança e o aumento de pessoas presas. Muito pelo contrário, as pesquisas sociais realizadas no Brasil, mostram que onde tem mais polícia tem mais violência, da mesma forma que quanto mais se prende, mais os jovens (em sua maioria negros) cometem mais crimes. Um estado baseado em punição penal, é uma cobra comendo o próprio rabo, por não resolver o problema em sua base, ou seja na educação e oportunidade dos jovens e sim punir os mesmos que caem no mundo do crime, por falta de opção. Uma proposta fascista, que tem como único objetivo ser utilizada em campanha eleitoral, para ganhar votos dos mais conservadores (Heitor Vilela)

Um dia desses escutei que se reduzir a maioridade penal era tão ruim, por que eu era a favor das cotas? A pessoa, claramente, usou da indução para entender que as cotas eram uma medida remediativa e, se eu entendi a redução da maioridade penal como punitiva e sem resultados, então deveria dizer o mesmo das cotas. Enganou-se ele, eu sou contra a redução da maioridade penal porque apenas contribui para aumentar as estatísticas de presos no Brasil e nada contribui para a diminuição das estatísticas da violência, como já comprovado em outros países. Logo, não tem nada a ver com cotas, porque as últimas possibilitam sim um aumento das estatísticas de negros e pobres nas universidades e contribuem para o avanço da democratização da educação. (Elisama Ximenes)

A redução da maioridade penal é uma solução imediatista e errônea para resolver o alto índice de violência no Brasil. Primeiramente, porque a legislação brasileira é mal executada, e as detenções costumam durar um período menor que o previsto. Segundo, porque já é fato que prisões lotadas não fazem do infrator um indivíduo mais consciente, pelo contrário. Sendo assim, o menor preso frequentará uma "escola" de péssimos exemplos, podendo sair da mesma pior do que entrou. A solução seria o investimento pesado em educação e melhoria das condições de vida, inclusive melhorias e atendimento especializado nos presídios; porém, essa medida é mais dificultosa, custa mais, exige mais, e portanto, é menos interessante de ser executada. (Mariana Faria)