Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
4884

Brasil é válvula de escape para refugiados sírios

Atualizado em 07/04/15 10:50.

Apesar das dificuldades, a comunidade árabe se esforça para auxiliar famílias refugiadas

sírios

Família síria em barracão alugado em São Paulo

Foto: Reprodução

Por Mariana Faria

A guerra civil que atinge a Síria já se estende há três anos; e, infelizmente, não parece ter um fim próximo. O conflito, segundo um balanço da ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), já deixou mais de 150 mil mortos desde seu início, em março de 2011. O Brasil, que passou a facilitar a obtenção do visto de turista para os cidadãos desse país, tem se tornado uma alternativa viável para os refugiados.

De acordo com informações do iG São Paulo, sírios são o maior grupo de refugiados do Brasil e o número cresceu três vezes no ano passado. O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão do governo brasileiro responsável por conceder documentos aos refugiados, repassa recursos de assistência direta para organizações da sociedade civil como a Caritas, mas, ainda assim, muitos sírios enfrentam dificuldade para conseguir emprego e moradia.

A comunidade árabe brasileira tem se unido para ajudar os refugiados como podem. Descendente de sírios-libaneses, a estudante de Direito da PUC Goiás Diana Saud conta que seus familiares em São Paulo já ajudaram mais de vinte família sírias em pouco mais de dois meses. "A situação é bem complicada, já que o status de refugiado impede a resolução de questões burocráticas e a obtenção de um emprego formal", conta.

Saud diz também que muitos integrantes da comunidade árabe recebem refugiados da Síria em suas próprias casas e os mandam para casas de amigos, visto que a questão da moradia é igualmente conflituosa. "A solução tem sido fazer vaquinhas com outros comerciantes árabes para pagar hotéis baratos ou conseguir trabalho no mercado informal para que os refugiados possam se sustentar sozinhos", afirma ela.

Listar Todas Voltar