Weby shortcut
4884

Modo stand by: um vilão da conta de energia

Atualizado em 07/04/15 08:57.

Aparelhos ligados no chamado “modo de espera” podem representar 15% do consumo de energia de uma casa

Por Ana Carolina Jobim

Stand by

Foto: squaredesign.es

Desligar os aparelhos apenas no controle remoto já se tornou hábito doméstico. Mas o que muitos desconhecem é que este hábito é um dos vilões da conta de energia elétrica. Isso porque quando desligamos os eletrodomésticos dessa maneira é ativado o chamado modo stand by, também chamado de modo de espera, que continua consumindo energia.

A tecnologia stand by foi criada como uma forma de trazer mais comodidade aos usuários, porém acabou se tornando uma vilã do consumo silencioso de energia. Segundo dados do Inmetro cada aparelho stand by representa um valor de um a dois reais por mês na conta de energia, o que ao final do ano representa um gasto significativo.

Ainda de acordo com um levantamento feito no Rio de Janeiro e em São Paulo pela Proteste – Associação de Consumidores, com mais de 100 aparelhos, comprovou que deixar aparelhos no modo espera pode gerar mais energia do que quando em uso. O som portátil, por exemplo, consome mais em stand by do que quando usado uma hora por dia, em volume baixo, o ano inteiro. Nesse caso, o consumo equivale a 20% a mais do que com o aparelho ligado.

 

Cálculo Stand by
Foto: Revista IDEC

 

Economia

Em tempos de uma perspectiva de aumento de até 25% das contas de energia elétrica, qualquer forma de economia é bem vinda. Por isso, adquirir o hábito de desligar os aparelhos da tomada pode representar um alívio para o bolso.

Ainda segundo levantamento da Proteste – Associação de Consumidores, passar a desligar a TV da tomada quando não está em uso pode representar uma economia de R$ 12 ao ano. Isso, aliado ao desligamento de outros eletrodomésticos que costumam ficar em stand by, gera uma diferença significativa, além de gerar um consumo consciente.

Além disso, o Inmetro traz em televisores, desde 2008, um selo que indica o nível de consumo de energia em modo stand by. No nível A, de maior eficiência, o consumo é igual ou inferior a 1 watt. Já em aparelhos de níveis B, C e D variam o consumo em até 8,2 watt.

Fonte: FIC

 

Listar Todas Voltar