As potencialidades do grafeno

Atualizado em 07/04/15 08:40.

O material revolucionário, fino como um fio de cabelo, torna-se realidade para o consumidor

Por: Ana Carolina Jobim

Grafeno

Foto: Revistaplaneta.terra

Em 2004, os cientistas Konstantin Novoselov e Andre Geim revelaram ao mundo as maravilhas do grafeno: um material resistente, bom condutor elétrico, leve e mais fino que um fio de cabelo. Constituído por uma fina camada de grafite, o grafeno é muito mais promissor que o plástico e que o silício, por suas qualidades e seu baixo custo de produção

Apesar da divulgação tardia, o grafeno começou a ser estudado em 1947 pelo físico Philip Russel Wallace e foi nomeado em 1962 pela dupla de químicos alemães Ulrich Hofmann e Hanns-Peter Boehm. E com tantas potencialidades, não demorou muito para que o material chamasse atenção do mercado, prometendo inovações nos mais diversos setores da sociedade.

Mas foi somente neste ano que pesquisadores da Universidade de Manchester e do Instituto Nacional de Grafeno do Reino Unido anunciaram uma lâmpada elétrica revestida com fibras do grafeno. A lâmpada, que é o primeiro produto a base do material, possui uma vida útil maior que as lâmpadas de LED e com menor custo de produção.

A produção da lâmpada é o passo inicial para que as maravilhas do grafeno sejam testadas pelos consumidores. Inicial mesmo, pois a Universidade de Manchester promete inaugurar em 2017 um centro de pesquisa para produções à base do material, o que deve resultar em novos produtos no mercado.

Tecnologia

Apesar do lançamento da lâmpada, o grafeno promete resultados muito mais ousados no quesito tecnologia. Segundo pesquisadores, o emprego do material em dispositivos móveis como celulares e tablets pode gerar resultados muito próximos dos vistos em filmes de ficção científica onde os aparelhos são flexíveis e transparentes.

A prova de que esta realidade está próxima vem da briga recente entre empresas de alta tecnologia como a Apple e a Samsung para patentear a tecnologia na criação de dispositivos. A briga em laboratórios tornou-se tão divulgada que boatos sobre as possíveis invenções circularam o mundo, prometendo grandes feitos. Em todo caso, só nos resta esperar.

Dados reserva grafite

O potencial do grafeno é tamanho que países já começam a contabilizar suas reservas de grafite

Fonte: FIC