Autismo
Interação social, resistência a mudança.
Por: Wygner Inácio
Imagem: asidbrasil.org.br
O autismo é um transtorno neurológico altamente variável que, na maioria das vezes, aparece na infância ou na adolescência. No começo, segue estável, os sintomas aparecem evidentemente após os 6 meses de vida, e se estabelecem até a idade dos 3, prologando-se até a fase adulta.
Além de fatores ambientais e predisposições genética, o autismo é predominantemente hereditário, em alguns casos raros pode haver danos ocasionados por vacinas. Mas há teses de cientistas que há controversa essa afirmação.
Sintomas
O principal sintoma de criança que apresenta autismo é a incapacidade de aprender á falar e interagir com outras crianças. Ela não estabelece um contato visual, é resistente a mudanças faz repetições de movimentos.
Segundo uma pesquisa de 2007, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, havia 1 milhão de casos de autismo no Brasil, para uma população do país que seria de 190 milhões de pessoas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), acredita-se que em todo mundo há 70 milhões de casos.
A Folha de S.Paulo entrevistou o psicólogo inglês Simon baron-Cohen, 45, que afirmou que essa condição atinge muito mais homens do que mulheres, em uma proporção que chega a 10 para 1 no tipo mais leve de autismo. Ele defende que o autismo é a exageração das características do cérebro masculino.
Dia da Conscientização
O dia mundial da conscientização do autismo é celebrado anualmente em 2 de abril, e foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007. Um dos principais incentivadores para criação do evento foi o Catar e da família real do país, que receberam grandes elogios do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.
Fonte:FIC