Weby shortcut
4884

Autismo

Atualizado em 31/03/15 10:58.

Interação social, resistência a mudança.

Por: Wygner Inácio

 

 

Interação social, resistência a mudanças

Imagem: asidbrasil.org.br

 

O autismo é um transtorno neurológico altamente variável que, na maioria das vezes, aparece na infância ou na adolescência. No começo, segue estável, os sintomas aparecem evidentemente após os 6 meses de vida, e se estabelecem até a idade dos 3, prologando-se até a fase adulta.


Além de fatores ambientais e predisposições genética, o autismo é predominantemente hereditário, em alguns casos raros pode haver danos ocasionados por vacinas. Mas há teses de cientistas que há controversa essa afirmação.


Sintomas


O principal sintoma de criança que apresenta autismo é a incapacidade de aprender á falar e interagir  com outras crianças. Ela não estabelece um contato visual, é resistente a mudanças faz repetições de movimentos.


Segundo uma pesquisa de 2007, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, havia 1 milhão de casos de autismo no Brasil, para uma população do país que seria de 190 milhões de pessoas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), acredita-se que em todo mundo há 70 milhões de casos.


A Folha de S.Paulo entrevistou o psicólogo inglês Simon baron-Cohen, 45, que afirmou que  essa condição atinge muito mais homens do que mulheres, em uma proporção que chega a 10 para 1 no tipo mais leve de autismo. Ele defende que o autismo é a exageração das características do cérebro masculino.


Dia da Conscientização


O dia mundial da conscientização do autismo é celebrado anualmente em 2 de abril, e foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007. Um dos principais incentivadores para criação do evento foi o Catar e da família real do país, que receberam grandes elogios do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

Fonte:FIC

 

 

Listar Todas Voltar