Weby shortcut
Jovens Jornalistas - FIC UFG

Febre maculosa, você sabe o que é?

Atualizado em 31/03/15 09:07.

Atualizado em 31/03/15 09:40.

 

Com sintomas muito parecidos com o da dengue, a febre maculosa, se não tratada da forma correta, pode levar até a morte

Jéssica Adriani

 

A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa com elevada taxa de letalidade. Geralmente transmitida pela picada do carrapato-estrela infectado,  que tem como seu principal hospedeiro, as capivaras. A contaminação ocorre quando o artrópode permanece em contato com a pele por, no mínimo, quatro horas.

Segundo o Portal Saúde do Governo Federal, para se prevenir, recomenda-se o uso de mangas longas e botas, caso tenha contato com áreas em que haja presença de capivaras e animais de grande porte. Uma vez em contato, deve-se verificar a existência de carrapatos pelo corpo para retirada imediata.

 

Sintomas

Os primeiros sintomas levam de dois a 14 dias para aparecer e, no início, são semelhantes à gripe forte ou à dengue: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, desânimo. Depois aparecem manchas vermelhas, principalmente nas mãos e nos pés.

Senão for tratado com urgência, pode comprometer o sistema nervoso, o funcionamento dos rins, pulmão e até levar à morte. Por isso deve ser tratada com antibióticos nos primeiros dois ou três dias, mesmo antes do resultado do exame, que é demorado.

 

Casos em Goiás

O Centro-Oeste não tem um grande histórico de casos, as regiões mais afetas são Sudeste e Sul. Em Goiás foram contabilizados até hoje quatro casos. O mais recente foi do professor da Faculdade de Agronomia da UFG, Rommel Bernardes da Costa, que só conseguiu se recuperar, porque já havia lido sobre a doença e alertou os médicos.

Após o caso, a UFG começou uma campanha de prevenção e divulgação da doença. O melhor remédio é o conhecimento.