O cinema latino-americano na formação goiana

Atualizado em 31/03/15 09:16.

Elisama Ximenes

PERRO LOCO 5

No ano de 2007 surge uma inquietação a cerca da produção cinematográfica no Estado de Goiás. Estudantes da Universidade Federal de Goiás tomam, então, a iniciativa de estimular essa produção a partir da organização do Festival de Cinema Universitário Latino-Americano, Perro Loco.

A escolha pelo cinema latino-americano é justificada por Fausto Borges, um dos membros da equipe. Fausto explica que “o cinema na América Latina tem características semelhantes ao cinema autoral, e necessita de espaço para vencer a forte indústria cultural”.

O crescimento do Perro Loco se deu a partir da construção de parcerias que, com o tempo, tornaram o festival em projeto de extensão da UFG, assinado pelo professor do curso de jornalismo, Juarez Maia. O professor fez questão de este ano passar em salas anunciando o evento e disse da importância do cinema para a formação dos estudantes graduandos.

Fausto Borges destaca que “deixamos a preocupação apenas com o tema, o conteúdo e passamos a focar mais no cinema, na sua matéria-prima”. Hoje o evento é organizado por profissionais remanescentes do Coletivo Perro Loco, segundo informações do site oficial.

O que o evento oferece

Quem participa do evento tem a oportunidade de prestigiar as Mostras Competitivas, Paralelas e a Mostra Universidade, em que se exibem filmes das mais variadas universidades da América Latina e também de cineastas consagrados. A programação você confere no link.

Além disso o Perro Loco também oferece oficinas que incentivam quem está começando na produção audiovisual e cinematográfica. Para a organização e curadoria são convidados monitores, dentre os quais estão estudantes universitários de todas as áreas.

A estudante de jornalismo, Amanda Oliveira, é monitora na área de comunicação este ano e garante que “Além de ter a oportunidade de conhecer mais do cinema, também é possível ter um entrosamento na área, já que os monitores escrevem textos, fazem entrevistas e conversam com a imprensa”.

O Perro Loco 5 aconteceu entre os dias 24 e 28 de março no Centro Cultural da UFG. Durante toda a programação a equipe atualizava as notícias e informações e postavam na página do evento no facebook.