Dia do Jornalista

Dia do Jornalista: reflexões, sonhos e lutas

Neste 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista com reflexões sobre o mercado de trabalho.

por Alfredo Costa

Hoje, dia 7, em matéria especial, o site Comunique-se aborda o que executivos e diretores de redação esperam dos novos profissionais. Diego Iraheta (editor-chefe do HuffPost Brasil), Denis Burgierman (diretor de redação da revista Superinteressante), Fábio Gusmão (editor digital na Infoglobo e Jornal Extra), Franz Vacek (superintendente de jornalismo e esporte da Rede TV), Leonardo Mendes Junior (diretor de redação da Gazeta do Povo) e Rogerio Mauricio (editor-chefe do Super Notícia) falam sobre as mudanças, a resistência dos profissionais e o perigo para quem quer se aventurar na imprensa.

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal destaca que "assassinatos, passaralhos, precarização, inclusão em rankings de piores profissões, agressões e outras formas de violência" revelam alguns dos riscos da função de jornalista, mas adverte que "o profissional não pode e não deve ser confundido com a linha editorial de seu veículo e deve ter seu trabalho respeitado".

Na mesma data, a Federação Nacional do Jornalistas - Fenaj  reafirma os compromissos profissionais da categoria e pede "apoio da sociedade brasileira para a reconquista da regulamentação da profissão, com a aprovação da PEC que restitui a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício profissional". Solicita também "o reconhecimento da importância do Jornalismo e do papel social dos Jornalistas. Leia a íntegra do texto intitulado "Sonhos e lutas transformarm a a realidade".

Dia do Jornalista

Segundo o Sindicato dos Jornalistas do DF, "a versão mais consistente para a escolha desta data como Dia do Jornalista remonta ao período do Império: a data é comemorada em 7 de abril em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830; essa morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831."  A mesma data foi escolhida para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa, em 1908, diz o mesmo Sindicato.

Fonte : Fenaj, Sindicato dos Jornalistas do DF e Comunique-se

Categorias : Mercado de Trabalho