Slackline, a nova febre em exercícios
Além de queimar calorias e divertir, a modalidade proporciona mais equilíbrio corporal e melhores postura e percepção do corpo
Por Júnior Bueno

O que é Slackline?
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e agora, graças a Gibbon, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo. O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
Para quem é?
O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.
Quais os benefícios?
O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Ele ajuda no equilibrio, na concentração, na consciência corporal, na velocidade de reação e na postura do corpo. Além disso, a prática ajuda a eliminar gorduras. Uma hora de atividade queima 200 calorias.
Quais são as modalidades de slackline?
São quatro modalidades:
- Trickline
É a modalidade mais praticada. Feita, geralmente, a partir de 60 cm de altura, ela permite a realização de manobras de saltos com equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.
- Longline
É a prática em fitas com comprimento a partir de 20 m. Exige bastante condicionamento físico, pois, quanto maior o comprimento da fita, mais força muscular, concentração e equilíbrio são necessários.
- Highline
É praticada em alturas acima de 5 m. Requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois são necessários a utilização de equipamentos de segurança e o conhecimento técnico sobre sistema de redução. Além de preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio o medo, e a ansiedade e a adrenalina, em grandes alturas.
- Waterline
É a prática sobre a água, seja em piscinas, rios ou praias. Essa é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline, e as quedas nunca serão mal desejadas.