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Slackline, a nova febre em exercícios

Além de queimar calorias e divertir, a modalidade proporciona mais equilíbrio corporal e melhores postura e percepção do corpo

Por Júnior Bueno

slack
O slackline, ou “linha folgada”, surgiu durante a realização de escaladas nos Estados Unidos. O esporte teve início na década de 70, nos campos do vale Yosemite, na Califórnia. No local, os esportistas passavam semanas tentando novas formas de praticar a escalada. Com isso, nas horas vagas, esticavam as fitas de escalada, através de equipamentos, e tentavam se equilibrar e caminhar sobre elas. Começou, a partir de então, a febre do slackline pelo mundo.

 

O que é Slackline?

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e agora, graças a Gibbon, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo. O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. 


Para quem é?

O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline. 

 

Quais os benefícios?

O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Ele ajuda no equilibrio, na concentração, na consciência corporal, na velocidade de reação e na postura do corpo. Além disso, a prática ajuda a eliminar gorduras. Uma hora de atividade queima 200 calorias.

 

Quais são as modalidades de slackline?

São quatro modalidades:

  • Trickline

 É a modalidade mais praticada. Feita, geralmente, a partir de 60 cm de altura, ela permite a realização de manobras de saltos com equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.

  • Longline

 É a prática em fitas com comprimento a partir de 20 m. Exige bastante condicionamento físico, pois, quanto maior o comprimento da fita, mais força muscular, concentração e equilíbrio são necessários.

  • Highline

 É praticada em alturas acima de 5 m. Requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois são necessários a utilização de equipamentos de segurança e o conhecimento técnico sobre sistema de redução. Além de preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio o medo, e a ansiedade e a adrenalina, em grandes alturas. 

  • Waterline

 É a prática sobre a água, seja em piscinas, rios ou praias. Essa é a modalidade mais refrescante e  descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline, e as quedas nunca serão mal desejadas.

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