Sétima arte a favor do meio ambiente

No 16° Fica, a atriz Christiane Torloni falou sobre a produção do seu documentário e sua luta em defesa das causas ambientais

Por Vinícius Marques

chris

Foto: Flávio Isaac

Além de uma atriz com um currículo invejável, Christiane Torloni também é reconhecida pela sua luta a favor do meio ambiente. Ela participou do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica, na Cidade de Goiás e falou no Fórum Ambiental sobre a produção do seu novo projeto “Amazônia – da cidadania à florestania: um despertar".

O fórum é o primeiro do festival que reúne efetivamente cinema e meio ambiente e atriz, e agora cineasta, falou para o público composto por estudantes, jornalistas, turistas, participantes do evento e professores universitários sobre os seus mais de vinte anos de lutas pela democracia e pela preservação do meio ambiente.

Luta que começou desde cedo. No fórum Christiane falou que teve um berço cultural e político muito forte dentro de casa que se revelou em 1984 nas Diretas Já quando participou ativamente do movimento. E em 2006, quando a atriz estava na Amazônia gravando a minissérie da TV Globo “Amazônia – de Galvez a Chico Mendes” ficou abalada com a situação da floresta. “Desde a época das Diretas eu não me sentia tão convocada a assumir uma posição de luta, uma luta que você vai para o campo”, falou.

Foi aí que a atriz decidiu reunir os atores Vitor Fasano e Juca de Oliveira no projeto Amazônia para sempre, que reuniu mais de um milhão de assinaturas em prol da salvação da floresta. Christine então se sentiu cobrada a continuar agindo e deu início a produção do seu primeiro documentário, que reúne imagens viagens à floresta e uma rede de ação pela Amazônia.

A atriz falou sobre a necessidade de entender que a Amazônia não está distante de nós brasileiros. “Ela está muito próxima de nós, as pessoas que não querem ver. Se a pessoa corta uma árvore em frente a sua casa ela está destruindo a Amazônia, se a pessoa uma cozinha com madeira não certificada, toma banho demorado, ela está destruindo a Amazônia” disse.

No ano que vem, na próxima edição do festival, a atriz prometeu voltar para a exibição do longa. Durante a coletiva de imprensa do festival a atriz falou sobre esse novo rumo no seu caminho “É como se eu estivesse começando uma nova carreira”, refletiu.

chris e lula

Christiane e o então presidente Lula, durante a entrega do manifesto "Amazônia para sempre" / Foto: Agência Brasil

Fonte : FIC