Weby shortcut
4884

Profissão da Tecnologia

A necessidade das novas tecnologias tem transformado o mercado de trabalho,Sistemas de Informação é a profissão que atende a essa demanda

Por: Jéssica Cardoso

A tecnologia tem transformado o mercado de trabalho. Os computadores são indispensáveis em qualquer empresa e para as mais variáveis atividades profissionais. Hoje em dia, todos os sistemas estão ligados a redes de informática e internet, seja para abrir o portão do prédio, nas câmeras de segurança e monitoramento dos locais, até os gerenciamentos de dados e informações das pessoas que trabalham nas empresas. Por esse motivo, várias profissões têm surgido especializadas nas novas tecnologias.

Uma desses novos cursos é o de Sistemas de Informação, que possui várias possibilidades de atuação, mas o intuito principal é lidar com informática no mundo corporativo. Isso atende a necessidade de um profissional especifico para desenvolver softwares, filtrar as informações, e desenvolver vários tipos de programas necessários para casa empresa. Conforme explicou, Roberto Alencar, professor do curso da Faculdades Barros Melo (Aeso), de Pernambuco, ” O profissional de SI está preparado para uma atuação diversa, mas principalmente voltada para a área de desenvolvimento” .

 O mercado de trabalho é promissor para o profissional que atuar nessa área. Existe uma grande necessidade e procura por profissionais capacitados e com características especificas para atuar nesse campo. Roberto Alencar, elenca algumas dessas características necessárias ao profissional. "Tem que ter uma boa capacidade de resolver problemas, de apresentar soluções. Tem que ter uma boa interpretação e redação para lidar com toda a documentação exigida pela função", conta Roberto.

Entender e saber desenvolver essas novas tecnologias é uma característica essencial para os novos profissionais, e o mercado de trabalho está aberto para quem sabe e gosta de informática.

 

Linguagens e Plataformas

 

O profissional de Sistema da Informação, por estar integrado ao meio tecnológico e da informática deve estar atento e informado sobre as diversas formas de linguagem de programação e de plataformas para o desenvolvimento de softwares, tanto para computadores ou para celulares.

 Ainda, entre as atividades que um SI pode desenvolver estão análise de sistemas e de testes, engenharia de usabilidade ou gerência de projetos. José Carlos Fonsêca, supervisor de desenvolvimento explica um pouco de sua atuação profissional no vídeo abaixo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=8gobpv70DWg

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar