Weby shortcut
4884

Saúde, um pretexto para a estética?

Na busca pela forma física ideal, pessoas ultrapassam limites e sacrificam o próprio corpo

Por Junior de Oliveira

 

Férias, praia e até o carnaval são sinônimos de academias lotadas. Preocupação com a saúde? Talvez. A procura pelas academias em outras épocas também cresceu. Mas, de acordo com a cartilha da estética corporal, estar com um corpinho sarado ou ficar “bombado” para estas ocasiões é imprescindível e beira o sagrado. Inspirados por celebridades, muitos chegam em busca de um milagre.

Falar a língua da estética corporal é simples e todos têm uma receita infalível para perder aquela gordurinha que incomoda. Que a atividade física é muito importante todo mundo sabe, mas ter um corpo definido exige tempo, esforço e muita paciência. Porém, há aqueles que preferem pegar um atalho para atingir, segundo eles, o físico de ideal. Nesse meio, a pressa também é inimiga da perfeição.

Os caminhos são muitos. Uns se recorrem aos emagrecedores (termogênicos), outros as cirurgias plásticas. No contexto da estética corporal, o uso de suplementos esportivos tem se tornado um aliado indispensável. A aquisição desses complementos é fácil, simples e não requer receita médica, basta procurar uma loja especializada.

De acordo com o educador físico Welberth Arruda, o suplemento é uma forma de alimentação que é absorvida mais rápida pelo organismo. Geralmente vem em capsulas ou em pó. O uso deles é indicado segundo os objetivos a serem alcançados. Mas, o consumo impróprio oferece risco a saúde. “O excesso de suplementação pode causar problemas nos rins e fígado, Por isso é importante a avaliação de um nutricionista e uma avaliação médica” alerta o educador.

Muitos apressadinhos optam por caminhos menos seguros e partem para os anabolizantes. Segundo Arruda, os esteroides anabolizantes são medicamentos que estimulam a produção de testosterona e o uso desse medicamento é indicado somente em caso de deficiência hormonal, comum em idosos, detectada por exames médicos. Por isso, seu uso dever ser prescrito por um profissional. (Leia mais sobre os riscos do uso deste medicamento).

Mas, há aqueles que sem pretexto estético buscam esses ambientes porque realmente estão preocupadas com a saúde deixando a estética em segundo plano. A boa forma física é consequência da busca pela saúde e da alimentação adequada e pode dispensar o uso de outros meios.

 

Listar Todas Voltar