Mudanças climáticas em foco

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano vem discutir as mudanças climáticas e conscientizar a população

Por Miqueias Coelho

O dia 5 de junho foi a data escolhida pela ONU, em 1972, para que se comemore o Dia Mundial do Meio Ambiente. Todos os anos, uma celebração mundial acontece em algum país, com algum tema escolhido para discussão. E a sede das celebrações de 2014 será a ilha caribenha de Barbados, na América Central, por conta dos investimentos que o país vem fazendo quanto à preservação do meio ambiente.

Este ano discutindo as mudanças climáticas que vêm afetando o planeta nos últimos anos, o maior propósito do evento é fazer com que as pessoas tenham consciência de que são responsáveis pelo planeta. Mas não é só o grande evento na ilha de Barbados que vai acontecer. Várias cidades e instituições aderem ao movimento também.

O Colégio Rotary Donana, em Anápolis, Goiás, está realizando um evento para celebrar a data. Segundo a diretora Vilma Pereira, a conscientização começa pelos mais jovens. "As crianças e os adolescentes tem que ter noção que cada um pode fazer sua parte", afirma a diretora.

O colégio vai realizar, no dia 5 de junho, uma gincana onde os alunos têm de cumprir uma série de tarefas sobre reciclagem, preservação e conhecimentos sobre as mudanças climáticas. "É mais interessante do que simplesmente trazer alguém para falar numa sala de aula fechada, onde os alunos não tem ação", diz Vilma.

O clima em crise

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o nível dos mares aumentou em uma média de 15 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global. A razão seria o grande crescimento de dióxido de carbono na atmosfera, que por sua vez, teria sido causado pela ação humana.

Alana Moraes, aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Rotary Donana, é uma forte defensora do Meio Ambiente e inclusive por isso deseja se formar em Ecologia. "Se a ação humana fez com que o clima ficasse assim, então a culpa é de todo mundo", ela afirma.

Fonte : FIC