FICA recebe 130 mil pessoas este ano

O Festival Internacional de Cinema Ambiental trouxe os shows de Pato Fu, Gal Costa e Nação Zumbi.

Por Arícia Leão

O Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (FICA), que acontece  na cidade de Goiás, teve início nesta terça-feira (27) com mostras de filmes, fóruns de Cinema e Meio Ambiente, oficinas, exposições e apresentações musicais. Este ano o festival recebeu os shows da banda Pato Fu (sexta 30/5), da cantora Gal Costa (sábado, 31) e do grupo Nação Zumbi (domingo, 1/4).

O grupo Patu Fu trouxe para sua apresentação um repertório com canções de todas as fases da banda pra matar a saudade dos fãs. Já a cantora Gal Gosta trouxe ao festival a turnê do seu novo trabalho, o disco Recanto, mas não deixou faltar seus grandes sucessos “Folhetim”, “Dia de Domingo”, “Baby” e “Divino Maravilhoso”. O grupo pernambucano Nação Zumbi, que encerrou o festival, também tocou músicas do seu novo trabalho, além dos grandes hits da banda como “Da lama ao Caos”, “Samba Makossa”, “A Cidade” e  “Quando a Maré Encher”.

A cidade de Goiás recebe muitos estudantes nesse período, principalmente dos cursos de comunicação. "O FICA 2014 foi muito interessante, especialmente pela qualidade dos shows. Apesar de esse não ser o foco, a produção foi caprichada." disse a estudante do curso de Jornalismo da UFG Lorena de Sousa. "O único ponto que deixou a desejar (novamente) foi a falta de iniciativas que envolvessem a população da periferia nas atividades do festival." criticou.

O festival levou ao público desta edição novidades como a implantação do Centro de Referência do Fica, na Cidade de Goiás, bem como o Fica a Céu Aberto. Segundo estimativas da Polícia Militar o FICA recebeu cerca de 130 mil pessoas este ano, aproximadamente cinco vezes o número de habitantes. De acordo com o corpo de Bombeiros não houve nenhum registro de ocorrência grave.