Promovendo a mudança social

Núcleo de estudos e pesquisas Ser-tão busca promoção da igualdade de gênero e dos direitos sexuais

Lorena de Sousa

O Ser-tão é um núcleo de estudos e pesquisas, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da UFG, criado em 2006 pelo professor Luiz Mello. Ele tem sua atuação pautada na busca pela interpretação e análise de discursos sobre gênero e sexualidade do ponto de vista sócio-antropológico e pela compreensão crítica de processos sociais de produção de desigualdades. O núcleo visa a mudança social através da promoção da igualdade de gênero e dos direitos sexuais.

O espaço do Ser-tão é democrático, como conta a professora Eliane Gonçalves, que já trabalha com os temas gênero e sexualidade há 30 anos: "As atividades são abertas ao público em geral independente de qualquer marca e ele podem participar ativamente dos projetos de extensão, grupos de estudos e eventos". O único cantinho mais fechado são as pesquisas, mas elas também são divulgadas através de um portal.

Matheus França, estudante da graduação em Ciências Sociais, através do contato com o projeto de extensão "Prazeres entre Ser-tões", se apaixonou por essa área de estudos. "Fui bolsista de extensão por um ano do Ser-Tão (2011-2012) e realizei duas investigações de iniciação científica, ambas orientadas pelo Prof. Camilo Braz. Atualmente, continuo desenvolvendo pesquisas no núcleo, nas duas pesquisas coordenadas pelo Camilo, mas não institucionalmente". Segundo o estudante, "um grupo como o Ser-Tão é fundamental no espaço acadêmico".

A importância desse espaço dentro e fora da universidade é evidente, já que o público também constrói o Ser-tão. "Todos os projetos de extensão sempre foram disponíveis a pessoas de toda a comunidade, incluindo aquelas que estão fora da academia. O Ser-tão têm demonstrado, desde seu início, bastante abertura e iniciativa para que os conhecimentos produzidos no âmbito da universidade sejam de livre acesso", conta o professor Camilo Braz.

Além de um portal com alimentado com notícias, pesquisas, artigos, livros, entre outros, o Ser-tão busca uma maior participação e apropriação por parte da comunidade. Exemplo disso são as outras maneiras de troca de informação com o núcleo, como o e-mail sertao.ufg@gmail.com  e o perfil no Facebook