Weby shortcut
4884
Doa sangue

Campanha para a doação de sangue chega aos estádios em Goiás

Homocentro de Goiás leva aos estádios campanha para incentivar a doação de sangue. Em parceria com a Federação Goiana de Futebol, a medida visa aumentar as doações em 30%

 

No último dia 27, foi exibida no início do jogo entre Atlético Goianiense e América Mineiro no Serra Dourada (Goiânia) uma faixa incentivando as doações de sangue. Os jogadores do Atlético entraram em campo segurando uma faixa da campanha "Doação de sangue, esse gesto só depende de você" promovida pelo Hemocentro de Goiás (Hemogo).

O gesto deve se repetir no jogo entre Goiás e Vitória nesta quarta-feira, dia 28, também no Serra Dourada. A campanha da Secretaria Estadual de Saúde (SES) está sendo realizada em parceria com a Ferderação Goiana de Futebol (FGF), Sindicado dos Atletas Profissionais de Goiás (Sinatego) e Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público do Estado de Goiás (CAO Saúde - MPGO. O objetivo é aumentar as doações em 30% durante a Copa do Mudo 2014.

A medida faz parte de um orientação do Ministério da Saúde que objetiva abastecer o estoque em todos as unidades de coleta do país durante junho e julho e em Goiás o gesto deve se repetir em todos os jogos da Federação Goiana. Motivada pelo aumento de turistas no Brasil que deve chegar a 600 mil, a campanha em Goiás teve início no último dia 26 de maio. Mensalmente, o Hemocentro de Goiás recebe em média 2.300 bolsas de sangue.

Goiás não irá receber os jogos oficiais do mundial, mas a expectativa é que o estado receba muitos turistas durante os meses de junho e julho. Além da capital, as coletas também acontecerão no interior. Em vários municípios onde não há posto de coleta permanente haverá uma unidade móvel para a captação. Entre eles estão São Luís de Montes Belos (3 e 4/06) e Goiatuba ( 01/06).

De acordo com orientações do Hemogo, podem doar as pessoas com idade entre 16 e 69 anos pesando mais de 50 quilos. Entretanto, estão impedidas de realizar a doação, pessoas diagnosticadas com hepatite, grávidas e usuários de drogas.

 

Fonte : com informações da SES/GO

Categorias : Saúde

Listar Todas Voltar