Weby shortcut
4884

Esta área não está à venda

Moradores do Residencial Humaitá constroem praça em resistência contra projeto de desafetação de áreas públicas

 

Por: Janaína Vidal

 

 foto

Foto: Ludmilla Luciano

 

Projeto idealizado pela comunidade do setor Humaitá e bairros adjacentes de Goiânia tornou-se realidade nesse final de semana. Mãos comprometedoras de professores e alunos da PUC e da UFG, adultos, jovens, idosos e crianças trabalharam na construção de uma praça que já deveria ter sido feita pela prefeitura há muito tempo.

Para surpresa dos moradores, pela primeira vez esteve presente o secretário de Fiscalização Urbana, Allen Viana. No entanto, para quem sempre ansiou a presença do secretário para construção da praça, seu motivo ali era a preocupação com a construção do muro de um metro para fixação de uma placa. “No máximo, 40 cm”, afirmou, irredutível. Sob gritos que exigia a construção do muro, foi colocada a placa escrita "Esta área não está à venda", deixando claro recado da comunidade.

Professor Tadeu (IESA-UFG) afirmou que o projeto irá continuar até o término da construção da praça. Em um setor isolado em matas e sem uma área de lazer, a praça finalmente traria segurança e um lugar para a menina Isabela brincar, que sempre precisa ir para o Mutirama ou para o shopping se divertir.

O projeto de desafetação de 18 áreas públicas da Prefeitura de Goiânia foi aprovado por 19 votos a 11 na Câmara Municipal de Vereadores na tarde de terça-feira (13/5). Com a venda das áreas, a prefeitura pretende solucionar a crise financeira.

Todavia, a comunidade prefere a construção de uma área de lazer à venda do local para iniciativa privada. No domingo (25) foi realizada a 1ª Caminhada na Praça Humaitá, e assim a população vai se apropriando do espaço público e dá um exemplo de cidadania. Quem tiver interesse, pode colaborar com brinquedos para o parque, travas para o campo de futebol, e mão de obra. A praça Humaitá fica na rua H-9, Residencial Humaitá, próximo ao Passeio das Águas.

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar