Weby shortcut
4884
Espirro

Por que dizemos “saúde” quando alguém espirra?

Pessoas usam diferentes expressões como ato de solidariedade para dar resposta a quem “perdeu a alma” por um instante

Por Eufrásia Songa

Todos disparam um “Saúde” a alguém que acaba de espirrar. É um costume inserido na vida de brasileiros desde a infância e também faz parte de várias culturas ao redor do mundo! Em Angola e Portugal, por exemplo, é comum dizer/ouvir “Santinho” ou “Viva!”. Nos países de língua inglesa se diz “God bless!” (Deus te abençoe).

A frase “Deus te abençoe” é atribuída ao Papa Gregório, o Grande, que pronunciou no século VI durante a epidemia de peste bulbônica. Isto porque espirrar era um sintoma de um tipo evidente de peste. A expressão equivalente “gesundheit” vem da Alemanha e significa literalmente saúde. Este termo entrou na língua inglesa no início do século XX, introduzido nos Estados Unidos pelos imigrantes que falavam alemão.

O costume é bastante antigo. Acreditava-se que quando a pessoa espirrava, sua alma saia do corpo, sendo necessário dizer “Saúde” ou algo semelhante para não ser tocada por um espírito do mal. Outros pensavam que durante o instante do espirro, o coração parava de bater. Desta maneira a palavra funcionaria como uma espécie de cumprimento feito à pessoa que acabara de “voltar à vida”.

Espirros

 

 Réplicas

O espirro é uma expulsão de ar, convulsiva e semi-automática do nariz e da boca. Pode ser considerado sintoma de certas doenças respiratórias. Geralmente é causado por irritação nasal e às vezes por bloqueio bacteriano na garganta, nos pulmões ou nas passagens do nariz. O pólen, a pimenta, pelos de animais e poeiras são, geralmente, substâncias inofensivas, mas que quando irritam o nariz, o corpo responde ao expirá-los das passagens nasais.

Quase todos os países do mundo têm seu próprio jeito de desejar o bem de quem espirra. Pessoas de países árabes dizem "Alhamdulilah", que quer dizer "Louvado seja Deus". Os hindus dizem "Viva!" ou "Viva bem!". Alguns países possuem respostas especiais para espirros de crianças. Na Rússia, depois que uma criança ouve a resposta tradicional, "Bud zdorov" ("Seja saudável"), também costuma ouvir "Rosti bolshoi" ("Cresça forte"). Quando uma criança espirra na China, ouvirá "Bai sui", que significa "Que você viva 100 anos". 

Listar Todas Voltar