Um jeito diferente de ensinar

A pedagogia Waldorf é focada no ensino através da cultura, arte e respeito nas vivências sociais

Por Mariana Felipe

O ensino formal sempre é questionado por, geralmente, ser falho quanto à formação crítica, social e afetiva das crianças e adolescentes. Devido a essas falhas, métodos de ensino não-formais têm ganhado a confiança das famílias. Um exemplo disso é a Pedagogia Waldorf, que o filósofo Rudolf Steiner desenvolveu e introduziu na Alemanha, em 1919.

A pedagogia Waldorf baseia-se no respeito à idade e a personalidade e cultura de cada criança. Por entender que cada uma delas é diferente, a aprendizagem e a evolução também deve ser. Nas escolas Waldorf, além das matérias de um currículo escolar formal, as crianças aprendem assuntos de natureza prática e artística. A arte é uma parte fundamental do ensino Waldorf, pelo foco em desenvolver todas as potencialidades de cada indivíduo.

Em Alto Paraíso de Goiás, o Instituto Oca Brasil é responsável pelo projeto Quintais Verdes, que auxilia crianças que passam por situações de desequilíbrio social e econômico. No projeto, as crianças praticam atividades culturais, sociais e ecológicas, além de brincarem muito. Apesar de não ser uma escola, os educadores dão reforço escolar.

A psicóloga do Quintais Verdes, Simone Guimarães, tem formação na pedagogia Waldorf e diz que o método a surpreender. De acordo com Simone, as escolas, geralmente, são opressoras para as crianças e não respeitam o processo de aprendizagem de cada uma delas. “As crianças entram na escola muito cedo e aprendem a ler muito novas, mas cada tem seu ritmo e isso deve ser respeitado”; completou a psicóloga.

De acordo com Simone, os alunos educados com o método conseguem ingressar em boas universidades com sucesso. Apesar dos bons resultados, no Brasil, não há muitas escolas Waldorf, cerca de 60. Em Goiânia, há apenas um jardim de infância. Além da metodologia ir contra a formalidade e não ser muito conhecida, segundo a psicóloga, poucos lugares oferecem formação em pedagogia Waldorf e geralmente, os cursos são caros.

Fonte : FIC