Hora de desacelerar

Há seis meses o coletivo Arte de Viver realiza meditações mensais no parque Flamboyant

Por: Janaína Vidal

Foto Reprodução: Escola Internacional de Yoga

Todos os meses o Arte de Viver realiza a Meditação da Lua Cheia em várias cidades do país. O evento é gratuito e reúne milhares de pessoas há cinco anos.

O coletivo é uma organização internacional sem fim lucrativos que possui como objetivo, através de trabalho voluntário e meditação, disseminar práticas de bem estar para a redução do estresse e da violência.

“Você reduz a velocidade e reserva um momento somente para você. Deixa esvair suas preocupações e aflições. Meditação não significa parar de pensar, mas estar em harmonia com tudo que acontece no seu interior”. Afirma Sandra Vidal, professora do Rama Espaço de Yoga e que já participou da meditação no parque Flamboyant.

A meditação é celebrada durante a lua cheia porque acredita-se que, pelo fato da lua ter efeito nas marés e em toda água do planeta, ela também afete o nosso corpo, composto de água em 70%. Nesse sentido, meditar sob a lua permite harmonizar os efeitos do astro sobre nosso sistema. “Além disso, a meditação tem um efeito muito positivo não só para quem a pratica, mas para todo o ambiente ao redor”, afirma o coletivo.

Essa crença também está inserida na cultura popular brasileira, presente na segurança de que as fases da lua podem afetar processos do corpo, como o momento do nascimento de bebês e o crescimento dos cabelos, por exemplo. Na Índia, vários festivais - como Ramzan, Guru Purnima e Holi - são celebrados com base nos movimentos da lua.

“Na meditação, a lua cheia nos ajuda a atingirmos estados profundos de descanso, a transcendermos a mente e nos conectarmos com nosso universo interior mais facilmente” declara o coletivo Arte de Viver.

A meditação da Lua Cheia ocorre mensalmente, no parque Flamboyant, há seis meses. Reúne sobretudo jovens em busca de bem-estar físico e emocional. Não é preciso ter experiência prévia, pois a meditação é conduzida. Por técnicas de respirações e mantras, se pratica formas de manter o bem-estar, reduzir o stress e a violência.

Fonte : FIC