Cidade de Goiás durante o FICA 2013. (foto: Luiz da Luz)

FICA está prestes a começar, confira a programação

Festival conta com bons shows como Gal Costa e Nação Zumbi

por Nasser Najar

O XVI Festival Internacional de Cinema  e Vídeo Ambiental começa semana que vem, dia 27/05, terça-feira. O FICA é um dos festivais mais famosos do centro-oeste brasileiro e sempre reúne milhares de pessoas com muitos shows. A programação completa já está disponível para quem vai para a nostálgica “Goiás Velho”.

Nos três últimos dias, as bandas mais famosas se apresentam. Na sexta, o Pato Fu vai tocar, no sábado o show fica por conta de Gal Costa, que já se apresentou no “Música no Campus”. O mais aguardado de todos e principal show do festival vai ser no domingo como de costume e será Nação Zumbi.

Problemática do FICA

O FICA é extremamente popular no meio acadêmico e sempre reúne multidões de estudantes e mestres. O problema é que o evento não tem uma forte ligação com a comunidade da Cidade de Goiás. Os moradores da região periférica não se sentem parte do festival e as pessoas que vem de fora e alugam casas mais afastadas também não.

Ludimila Mendonça é estudante de jornalismo e ficou hospedada ao lado da Igreja Santa Bárbara durante o último FICA, que é a igreja no alto da cidade, região extremamente periférica. Para ela “parece que naquela região o festival nem acontecia. Os moradores não têm nenhum ganho com o festival, nem cultural, nem econômico”. Ela ainda lembra que os preços nem sofreram alteração nessa parte da cidade, como é de praxe no centro.

Além disso, muitos que vão para o FICA não vão pelas mostras de cinema nem pelas mostras culturais e nem mesmo pela diversidade musical das bandas pequenas. Muitos vão pela farra, pela libertinagem e pela chance de ficar uma semana na boemia. O festival já foi apelidado entre os “Ficantes” de Festival Internacional de Consumidores de Álcool.

Fonte : FIC