Weby shortcut
4884
Fitoterapia

Medicina da vovó

Produtos fitoterápicos começam a ter eficiência reconhecida pela Anvisa

 

Por Lorena de Sousa

Quem é que nunca pegou uma gripe e teve que tomar um chazinho preparado pela avó? Ou contou pra alguém que estava doente e escutou mil sugestões de ervas e raízes que fazem bem para isso ou aquilo? Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu falar da medicina popular, onde a natureza é a fonte de matéria-prima para a cura e o alívio de males e doenças.

A bordadeira Elza Maria Peixoto, 64 anos, conhece bem esse tipo de tratamento, considerado por ela a salvação de um de seus netos. "Meu neto tinha um ano de idade e foi desenganado pelos médicos. Ele era alérgico a qualquer medicamento químico", contou. Elza Peixoto decidiu procurar um tratamento alternativo com a vizinha benzedeira, que ensinou a ela o poder de cura das ervas. "Eu comecei o tratamento dele e deu certo. Hoje ele é um homem forte com seus 24 anos". 

Atualmente, a bordadeira procura adquirir mais conhecimentos sobre o assunto em livros, apostilas e cursos. Mas ela nunca deixou de estudar o poder das plantas porque acredita que, apesar de ser lento, o tratamento com elas é muito mais benéfico. Além disso, não agride o organismo, ao contrário dos medicamentos químicos tradicionais. "O bom é que tem de tudo na natureza: tem antibiótico, tem analgésico, tem de tudo" - completou.


Mercado 

 

O mercado de medicamentos alternativos vem crescendo cada vez mais, já que as pessoas têm buscado uma forma menos agressiva de cuidar dos seus males. Principalmente agora com a criação da norma RDC 26/14, que abre a categoria de produto fitoterápico. Mais informações sobre essa nova norma podem ser obtidas no portal da Anvisa.

O fato é que alguns produtos utilizados pelas vovós desde a nossa infância agora passam a ter seus benefícios reconhecidos. Como o exemplo do aloe vera, conhecido como ótimo cicatrizante. A lista de nomes e indicações de novos produtor fitoterápicos pode ser acessada por aqui.

 

 

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar