Weby shortcut
4884

Da solidão a interação

As mídias sociais são espaços de diálogo e compartilhamento de informação

Por: Wanderson André 

Em terra de whatsapp só se mantém isolado quem quer. A relação das pessoas após o advento das mídias sociais é cada vez mais intensa. A variedade de aplicativos e sites de relacionamento proporciona para a maioria uma sensação de pertencer há algum grupo ou de ter vários amigos. Os meios de comunicação nunca foram tão acessíveis como hoje. Apesar de ter facilitado à vida de muita gente, a internet fragmenta os relacionamentos, o olho no olho não é mais tão exercitado como antigamente.

Lucas Costa de 23 anos diz que as mídias sociais “podem ser muito boas ou muito ruins, depende de quem usa”. Infelizmente as pessoas estão deixando o contato direto para priorizarem o indireto. Lucas afirma que “acabou aquelas coisas de sair sempre pra rua, bater um papo, ver aquele amigo”. A tecnologia oferece uma praticidade em relação às conversas. É possível ter uma discussão com o namorado sem ter que ficar ouvindo gritos. Alguns acham até melhor e optam por discutir em redes sociais.

O ritmo de vida frenético imposto pela sociedade moderna não contribui para uma interação humana significativa. Quem trabalha e estuda simultaneamente só sobra tempo para enviar mensagens rápidas ou ligações curtas. As pessoas estão esquecendo que um sorriso e o sentimento expresso no olhar dificilmente podem ser transmitidos pelo telefone ou por meio de uma mensagem na tela do computador. O contato que o universo digital oferece é sempre superficial e instável.

Ego

Virtualidade garante comunicação sem intimidade, os vinculos estabelecidos são voláteis e atrelados a interesses momentâneos. Aline Rodrigues de 17 anos reconhece os malefícios da interatividade. Para a estudante “as mídias sociais afastam sim, é realmente algo ruim”. Um dos motivos para este isolamento causado pela internet é o individualismo. Se analisarmos o motivo do fascínio das pessoas, e as atualizações desenfreadas de suas “pages” chegaremos a conclusão de que tudo gira em torno da alimentação do ego.

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar