Weby shortcut
4884

Jogos tradicionais do Japão ajudam na cooperação e raciocínio

O xadrez e o Go são ferramentas milenares para se estimular o raciocínio e a lógica

Por Bruna Aidar

Tabuleiro de Go

Foto: Uol

Algumas das culturas mais antigas e com mais tradições milenares são as asiáticas. Japoneses e chineses mantém a herança de seus antepassados com relativo entusiasmo e não é difícil identificar traços culturais que perduram desde antes de Cristo. Alimentação, vestimenta, objetos e até mesmo jogos têm 2, 3, 5 mil anos. Um exemplo é o Go, jogo matemático que data de 5 mil a.C.

O jogo envolve estratégia e era jogado por grandes pensadores. Entre os seus adeptos, John Nash – que inspirou o filme Uma Mente Brilhante - e Albert Einstein. Um dos seus maiores difusores no Brasil é Edy Sakita, que promove palestras e é dono de uma loja de jogos de tabuleiros no bairro da Liberdade, em São Paulo. "O Go estimula o raciocínio e a lógica", diz.

Ele também difunde o ensino de xadrez nas escolas e treina professores para implanta-lo. Em suas palestras, Sakita une conceitos como respeito e solidariedade aos jogos. Assim como nas artes marciais, estes princípios estão profundamente ligados aos Go e ao Xadrez. Segundo o japonês, “No Go, existe mais cooperação que competitividade”. Ele organiza ainda vários campeonatos em São Paulo.

O Go serviu de referência para um mangá – uma espécie de história de quadrinhos japonesa – de grande sucesso no Japão, o Hikaru no Go. Ele ajudou a repopularizar o jogo entre os mais jovens e ganhou vários prêmios. Hikaru no Go vendeu mais de 22 milhões de cópias apenas no país nipônico. Prova da importância que tem a tradição e os ensinamentos dos mais velhos na cultura deles.

Sakita confecciona manualmente os tabuleiros de xadrez e Go e comercializa os produtos em uma pequena galeria no número 17 da Rua Galvão Bueno, na loja Consciência do Xadrez. Recepciona os visitantes com paciência, respeito e muita sabedoria sobre os jogos. Vale a visita para quem for à São Paulo. 

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar