Audiovisual independente

Em entrevista Leon Carelli fala sobre a produção de videos e curtas independentes

Por Arícia Leão

Um filme independente é um tipo de produção de cinema feito com pouca ou nenhuma interferência de um grande estúdio de cinema. A produção independente de curtas está cada vez mais presente no cotidiano dos jovens. Leon Pires Carelli, estudante do curso de Jornalismo da UFG, aprecia e produz filmes independentes. Através da Veredas Filmes, uma produtora de vídeos com sede no Residencial Veredas dos Buritis, em Goiânia, Leon cria e produz curtas sem fins lucrativos.

O Veredas Filmes teve início em 2009, e de lá para cá vem lançando vários filmes que podem ser acessados em um canal no youtube. A organização estava parada desde 2012, mas neste último mês de abril voltou a produzir seus vídeos. Mesmo com a paralisação das atividades do Veredas, Leon continuou produzindo videos e curtas sozinho divulgados através de um blog. O seu curta mais acessado, Depois do Bosque, já tem quase 500 visualizações. O estudante contou um pouco mais sobre a produção desses curtas em entrevista.

Como surgiu o Veredas Filmes?

Eu e meus amigos assistíamos uma quantidade exagerada de filmes em na época do ensino médio, tínhamos muitas ideias interessantes, vontade de produzir, preguiça de fazer algum curso e faltava de dinheiro pra comprar equipamentos [...] Começamos gravando takes desconexos, depois princípios de histórias, depois alguns filmes mais sólidos com roteiro, edição mais elaborada, essas coisas.

Como é o processo de criação?

As ideias surgem de coisas do cotidiano mesmo, ou de filmes que eu assisto. A minha tentativa é de traduzir o que eu compreendo do mundo, a minha forma de pensar, através das imagens e de algumas tecnicas de edição. Chega a ser um processo de autoconhecimento. Eu tenho mais facilidade de me expressar em forma de vídeo. [...] A essência do Veredas Filmes é a produção preguiçosa. Temos preguiça de fazer direito, mas sabemos que no final, quando o filme estiver pronto, será muito legal assistir.

Como você se vira com o baixo orçamento?

Na verdade não exite orçamento nenhum [...] Os personagens são criados com base no elenco, nas características acentuadas de cada uma das pessoas comuns com quem eu convivo e estão dispostas a participar. O cenário é a cidade, a casa de alguém, às vezes algo feito com coisas que tem dentro de casa, é por aí.

Quais são suas ambições em relação às suas produções?

Não tenho nenhuma perspectiva quanto ao meu futuro, mas gosto de fazer esses filminhos e pretendo continuar fazendo enquanto eu continuar gostando, e ir aprimorando a técnica e tudo mais. Uma mensagem que coloquei no final do último filme responde bem a essa pergunta: “Este filme foi produzido de forma independente e sem fins lucrativos (mas também não estamos recusando dinheiro, né?)”.

Fonte : FIC