Intervenção estudantil

Alunos marcam presença em Conselho Diretor da Faculdade de Comunicação e Informação

Por Lorena de Sousa

"Viemos por este meio informar ao corpo do Conselho Diretor as decisões tomadas em Assembleia dos Estudantes do curso de Jornalismo e exigir um posicionamento da comunidade universitária". Essa frase abre a carta enviada por alunos ao Conselho Diretor da Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás.

A última reunião do Conselho aconteceu na terça-feira, 13 de maio. Os estudantes chegaram ao local mostrando suas propostas contrárias ao posicionamento do diretor Magno Medeiros no que diz respeito à representação estudantil nesse Conselho. "É importante o estudante participar das decisões políticas que alteram a vida dele na faculdade", afirmou o aluno Luiz da Luz.

O corpo discente atualmente representa minoria absoluta de 15% nas votações do Conselho, que é o responsável elas grandes decisões políticas da faculdade. O que eles reivindicam é uma maior participação estudantil, pedem por um número considerável e que ofereça diferença. A proposta apresentada é a de paridade, ou seja, um terço dos votos para cada categoria: estudantes, professores e técnico-administrativos.

Como resposta às reivindicações, uma das professoras apresentou uma proposta de encaminhamento de uma carta ao diretor da Faculdade, que por sua vez enviaria outra carta à Reitoria da Universidade. Ela serviria para esclarecer se o pedido dos estudantes pode vir a ser atendido. A proposta foi rejeitada por eles, que se retiraram do local após o impasse.

Um dos argumentos para que a negociação não fosse direta foi a falta de participação de alunos de outros cursos. Para fechar a brecha, os estudantes do curso de Jornalismo irão realizar uma próxima Assembleia Estudantil, onde contam com a participação de todos. Ela vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 15 de maio.

Fonte : FIC