Weby shortcut
4884

Quase nada

Copa do mundo não trará benefícios concretos para sociedade

Por: Denyze Nascimento

Não vai ter copa

 

 

O futebol é uma paixão para maioria dos brasileiros, esse fato raramente é discutido. Todavia, a 36 dias para o início da Copa 2014, o Mundial ainda gera muita polêmica. Segundo o sociólogo e filósofo Nildo Viana, o evento deveria significar para o país mais turismo, arrecadação, visibilidade mundial e outros aspetos positivos. Contudo, não é o que se observa concretamente.

Embora traga benefícios, o Mundial também apresenta seu lado negativo como turismo sexual, desgaste e depredação de bens públicos e privados, problemas de infraestrutura, gastos desnecessários, corrupção entre outros. Nildo afirma : “a construção de estádios em cidades sem infraestrutura é irracional, bem  como em lugares que além disso não tem grandes times, torcidas, tradição futebolística, como Manaus, Cuiabá,
Brasília, etc”.

Houve um gasto muito grande na construção de estádios em cidades que posteriormente não serão utilizados ou serão subutilizados. Ainda de acordo com Nildo, gastos poderiam ter sido minimizados se o governo tivesse investido em cidades onde o futebol é bem estruturado, como Goiânia. Se fosse o caso, seria necessário apenas a reforma e ampliação dos estádios já existentes.

A copa trará visibilidade mundial, além de orgulho para os nacionalistas, mas para o sociólogo isso pouco significa e é bem menor do que se pensa, pois o foco é nos estádios e jogos, na competição, e não no país. Do ponto de vista de Nildo, o Mundial não tem quase nada de positivo. Ele acredita que a seleção brasileira será a grande beneficiada, visto que está terá menos desgaste físico com viagens, terá o apoio da torcida e imprensa local, com maior presença.

Nildo diz “a vantagem maior está na competição em si e não para a sociedade como um todo. E as desvantagens vêm junto com as supostas vantagens”. Como exemplo ele cita: gastos e obras desnecessárias, corrupção, transtornos urbanos, expulsão de famílias dos lugares nos quais as obras foram realizadas, etc.  O  custo social foi elevadíssimo e o retorno praticamente inexistente.

 

Movimentos sociais contra a Copa 2014

 

Para uma parcela da população a Copa é motivo de alegria, já para outra, o mundial se tornou um motivo de protesto. Para Nildo, as manifestações tem um significado político muito positivo,  que é a politização da sociedade “ afinal, a Copa do Mundo  “não é nossa” e não está alheia às demais questões do Brasil”.

Nesse contexto, as manifestações realizadas mostram que setores da sociedade possuem uma maior politização e sabem relacionar os acontecimentos no seu interior. O sociólogo vê tudo isso como um grande avanço, pois a sociedade começou  os protestos antes do início do Mundial passando a refletir sobre si mesma.

Os movimentos em si, que variam de acordo com cidade e contexto, contribuem nesse processo e com tal politização, sob formas e com processos distintos. Embora seja interessante aprofundar as críticas, reivindicações, desse processo, inclusive relacionado ao futebol e sua mercantilização e papel na sociedade, corrobora Nildo.

 

Questões Sociais

 

No Brasil existem vários problemas estruturais, por essa razão, a crítica  de outros países se aplica por aqui. Porém, não é somente o Brasil que possui problemas sociais. Há pobreza e miséria em todos lugares, tal como Los Angeles, com seus altos índices de favelas.

A pobreza mundial vem aumentando drasticamente desde os anos 1980, bem como o desemprego, entre outros problemas socais.  No Brasil não é diferente, embora sua situação como uma das maiores economias mundial demonstre que existem raízes mais profundas desse processo e isso os jornalistas estrangeiros não querem discutir, pois teria que remeter não só aos problemas do governo, classes sociais, internos do Brasil, mas também às relações internacionais envolvendo o comércio mundial e as trocas desiguais, dívida externa, transferência de lucro de empresas transnacionais para os países de origem, etc.

 

Fonte : FIC

Categorias : Mundo

Listar Todas Voltar